As ruas precisam ser tomadas por bicicletas e pedestres e devem ter condições de recebê-los. Outra coisa importante: há que se inverter a lógica de que para reduzir o congestionamento os carros precisam de mais espaço.
A busca por soluções efetivas na melhoria dos deslocamentos nas metrópoles tem de ser guiada por políticas e estratégias voltadas para a felicidade e o bem-estar da população. “São Paulo é diferente de Nova York, de Miami ou de Washington, seja por questões geográficas, econômicas ou de densidade, mas em todas elas há cidadãos que querem habitar espaços agradáveis, e, para isso, a mobilidade é crucial”, diz Gabe Klein, cofundador da consultoria CityFi, que trabalha para governos, companhias e startups de trânsito. Conheça algumas de suas ideias.
- Uma estratégia importante para melhorar os deslocamentos nas cidades está em inverter a lógica de que para reduzir o congestionamento é necessário abrir mais espaço para os carros.
- Quanto mais área oferecemos para veículos particulares, maior será o volume e o problema nunca terá fim.
- A alternativa mais inteligente é diminuir o espaço destinado ao carro, abrindo as ruas para pedestres e diminuindo a oferta de estacionamentos.
- É importante que a cidade ofereça estrutura segura e eficiente para transporte público e bicicletas.
- O compartilhamento de espaços nas vias é a opção mais econômica e inteligente.
- Devemos redesenhar o tráfego urbano. As vias devem ser adequadas para pedestres e para todos os modais, de ônibus a bikes.
- Setores público e privado precisam trabalhar juntos na melhoria da mobilidade urbana.
- O governo precisa atuar em conjunto com as empresas para coletar dados que possibilitem entender os deslocamentos e, assim, definir ações.
- A atuação conjunta, somada aos aplicativos multimodais e ao compartilhamento de espaços e transportes, é um caminho eficiente para construirmos cidades mais humanas e felizes.
QUEM É GABE KLEIN
Cofundador da consultoria de trânsito CityFi, ele iniciou sua trajetória na Bike USA, maior rede varejista americana do setor dos anos 1990. Foi diretor do Departamento de Trânsito de Washington D.C. e do Departamento de Trânsito de Chicago. Por meio das experiências profissionais, Klein levantou bandeiras a favor da popularização do uso de bicicletas e do compartilhamento de carros e bikes, medidas apontadas por ele há mais de 20 anos como fundamentais para a melhoria da mobilidade urbana.
VEJA TAMBÉM
Comments 4