Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Home E+

#arquivoexpresso Por uma cidade mais humana e feliz

Nove ideias de Gabe Klein, ex-diretor dos departamentos de trânsito de Washington D.C. e Chicago

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
18 de junho de 2018
em E+, Mobilidade
0 0
4
As ruas precisam ser tomadas por bicicletas e pedestres e devem ter condições de recebê-los. Outra coisa importante: há que se inverter a lógica de que para reduzir o congestionamento os carros precisam de mais espaço. Foto: Pixabay

As ruas precisam ser tomadas por bicicletas e pedestres e devem ter condições de recebê-los. Outra coisa importante: há que se inverter a lógica de que para reduzir o congestionamento os carros precisam de mais espaço. Foto: Pixabay

Share on FacebookShare on Twitter

As ruas precisam ser tomadas por bicicletas e pedestres e devem ter condições de recebê-los. Outra coisa importante: há que se inverter a lógica de que para reduzir o congestionamento os carros precisam de mais espaço.

A busca por soluções efetivas na melhoria dos deslocamentos nas metrópoles tem de ser guiada por políticas e estratégias voltadas para a felicidade e o bem-estar da população. “São Paulo é diferente de Nova York, de Miami ou de Washington, seja por questões geográficas, econômicas ou de densidade, mas em todas elas há cidadãos que querem habitar espaços agradáveis, e, para isso, a mobilidade é crucial”, diz Gabe Klein, cofundador da consultoria CityFi, que trabalha para governos, companhias e startups de trânsito. Conheça algumas de suas ideias.

  1. Uma estratégia importante para melhorar os deslocamentos nas cidades está em inverter a lógica de que para reduzir o congestionamento é necessário abrir mais espaço para os carros.
  2. Quanto mais área oferecemos para veículos particulares, maior será o volume e o problema nunca terá fim.
  3. A alternativa mais inteligente é diminuir o espaço destinado ao carro, abrindo as ruas para pedestres e diminuindo a oferta de estacionamentos.
  4. É importante que a cidade ofereça estrutura segura e eficiente para transporte público e bicicletas.
  5. O compartilhamento de espaços nas vias é a opção mais econômica e inteligente.
  6. Devemos redesenhar o tráfego urbano. As vias devem ser adequadas para pedestres e para todos os modais, de ônibus a bikes.
  7. Setores público e privado precisam trabalhar juntos na melhoria da mobilidade urbana.
  8. O governo precisa atuar em conjunto com as empresas para coletar dados que possibilitem entender os deslocamentos e, assim, definir ações.
  9. A atuação conjunta, somada aos aplicativos multimodais e ao compartilhamento de espaços e transportes, é um caminho eficiente para construirmos cidades mais humanas e felizes.

QUEM É GABE KLEIN

Gabe Klein. Foto: Amanda Perobelli/Estadão
Gabe Klein. Foto: Amanda Perobelli/Estadão

Cofundador da consultoria de trânsito CityFi, ele iniciou sua trajetória na Bike USA, maior rede varejista americana do setor dos anos 1990. Foi diretor do Departamento de Trânsito de Washington D.C. e do Departamento de Trânsito de Chicago. Por meio das experiências profissionais, Klein levantou bandeiras a favor da popularização do uso de bicicletas e do compartilhamento de carros e bikes, medidas apontadas por ele há mais de 20 anos como fundamentais para a melhoria da mobilidade urbana.



VEJA TAMBÉM

  • Caminho do bem: como melhorar o vaivém na metrópole
  • Mobilidade urbana: quem olha pelos pedestres?

 

Tags: Bem-estarBiclicletaMobilidadePedestresQualidade de vidaTrânsito
Anterior

#arquivoexpresso Pegue o caminho do bem

Próxima

Temporada junina

Próxima
Todo ano, a chef Heloisa Bacellar faz um cardápio especial com os quitutes típicos das festas do interior paulista, de Goiás e do sertão nordestino. Foto: Ana Bacellar

Temporada junina

Comments 4

  1. Pingback: No caminho do bem – Estadão Expresso
  2. Pingback: A bicicleta e a cidade – Estadão Expresso
  3. Pingback: Pequeno manual de convivência – Estadão Expresso
  4. Pingback: Mexa-se (e salve a sua pele) – Estadão Expresso

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In