Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Home Metrópole

Sobre as mudanças na CNH

Especialistas temem mais acidentes fatais; projeto de lei dobra os pontos para cassação e aumenta a validade da carteira

Estadão Expresso Por Estadão Expresso
7 de junho de 2019
em Metrópole, Mobilidade
0 0
0
Presidente quer aumentar a validade da CNH e o número de pontos para suspensão. Foto: Pixabay

Trânsito em São Paulo FOTO ILUSTRATIVA: Pixabay

Share on FacebookShare on Twitter

Especialistas em engenharia de tráfego, segurança viária, medicina e direito do trânsito ouvidos pelo Estado temem que, se forem aprovadas, as medidas trazidas pelo projeto de lei que altera pontos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) elevem os acidentes fatais no País. O documento foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro à Câmara nesta terça, 4.


#perigo
Em 2017, cerca de 35 mil brasileiros morreram nas ruas e estradas – a maior parte deles homens e de idade entre 20 e 39 anos


O ponto central das críticas é o aumento do limite de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passaria de 20 para 40. O sistema de pontos é presente em todo o mundo, com variações até mesmo regionais. Na maior parte da Austrália, por exemplo, é de 12 pontos. A Itália, em 2003, e a Alemanha, em 2014, adotaram um modelo mais restritivo. O congresso paraguaio recebeu em abril um projeto de implementação de um sistema mais rígido, com 20 pontos de limitação. (Bruno Ribeiro, O Estado de S. Paulo)


VEJA TAMBÉM

  • Motorista, olha o vaivém

Ele [o aumento] só beneficia 5% da população, que são os chamados ‘infratores contumazes’, aqueles que mais tomam multa
José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária

As infrações vão aumentar com certeza, as pessoas vão afrouxar sua segurança
Maurício Januzzi, membro da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB-SP)

[O limite maior] Proporciona relaxamento para o motorista, em termos psicológicos
Horácio Augusto Figueira, mestre em Engenharia da transportes pela Universidade de São Paulo (USP)

 


 

OITO ALTERAÇÕES PREVISTAS
Se o projeto for aprovado, o que muda?

1. O número de pontos para a suspensão da CNH passaria de 20 para 40;

2. A CNH teria validade de 10 anos. Para quem tem acima de 65 anos, iria de dois e meio para cinco anos;

3. Novos veículos seriam obrigados a ter luz de rodagem diurna. Medida não valeria para carros que já estão em circulação;

4. Veículos em circulação continuariam obrigados a man – ter luz baixa acesa em rodo – via, mas não haveria multa (só acréscimo de pontos) e a exigência seria só para rodo – via de faixa simples;

5. Ampliação de sanções, mas com menos punições para motoristas sem capacete;

6. Fim da exigência de exame toxicológico para motoristas profissionais;

7. Desburocratização para a liberação de bicicletas elétricas;

8. Crianças de até sete anos e meio seriam transporta – das nos bancos traseiros e utilizariam cadeirinhas adaptadas ao peso e à idade. Crianças com mais de sete anos e meio e menos de dez anos seriam transportadas nos bancos traseiros e utiliariam cinto de segurança. Não há multas previstas por infração, só advertência.

Tags: Segurança no trânsitoTrânsito
Anterior

Dia dos Namorados: encontros e desencontros

Próxima

Mude sem enlouquecer

Próxima
É interessante aproveitar o desmonte antes da mudança para doar coisas pouco utilizadas e descartar aquelas papeladas inúteis. Mude mais leve. Foto: iStock

Mude sem enlouquecer

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In