Pesquisa mostra que 87% desse público utiliza transporte para ir a eventos sociais ou para realizar atividades de lazer
A 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade e à conveniência, realizou, junto ao Instituto Datafolha, uma pesquisa para compreender melhor os hábitos de consumo de quem usa o app: 62% deles se autodeclaram como negros (pessoas pretas e pardas segundo o IBGE).
O levantamento ainda aponta que 87% desse público (18 a 44 anos) utiliza o aplicativo para ida a eventos sociais, como encontros com a família e amigos, ou para realizar atividades de lazer, entre elas ir a parques, shoppings, cinema ou bares e restaurantes, com 83%.
A pesquisa quantitativa aconteceu entre 18 e 27 de setembro, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, com homens e mulheres, de 18 a 75 anos.
99Pop, a preferida entre os jovens
A categoria é a mais pedida entre os jovens pretos e pardos com idades entre 18 e 24 anos. Elas ainda são maioria dos usuários dos aplicativos de mobilidade, com destaque para 29% que fazem uso da tecnologia de 2 a 3 vezes por semana.
Quando há o recorte por idade, a diferença das utilizações do app da 99 fica mais marcante:
- O primeiro lugar do uso dessa modalidade de transporte pelo público de 18 a 24 anos que se percebe preto e pardo fica para o lazer (85,97%), seguido pelo social (83,58%);
- Já para os usuários entre 25 e 34 anos, o lazer tem maior uso (96,52%), seguido pela utilização nas idas a médicos e na realização de exames (84,61%);
- No caso de passageiros entre 35 e 44 anos, o primeiro lugar de uso do app é para o social (83,11%), seguido pelo lazer (79,80%).
Guia da Comunidade 99: espaço para as diferenças
A companhia investe proativamente e continuamente em educação e conscientização de seus passageiros, motoristas e motociclistas parceiros por meio de treinamentos, mensagens e campanhas educativas. Portanto, na comunidade 99 há espaço para todas as diferenças de raças, gênero, religião, orientação sexual, idade, classe social, local de moradia, entre outras. Isso quer dizer que, na prática, todos os usuários devem se tratar com educação, boa-fé e profissionalismo, independentemente de raça, religião ou credo.
Além disso, a 99 desenvolveu, em parceria com o Instituto Ethos, referência em Responsabilidade Social Empresarial, o Guia da Comunidade. O documento fomenta o debate sobre direitos e deveres de passageiros, motoristas e a 99, com capítulos dedicados às orientações sobre diversidade, respeito e comportamentos aceitos ou não durante as corridas.
Também aborda a redução da violência, o combate à intolerância e o respeito aos direitos humanos (racismo, assédio sexual e moral, intolerância religiosa, capacitismo, LGBTQIA+Fobia, xenofobia e preconceito regional ou linguístico e respeito à opinião política e/ou partidária) para, assim, criar um círculo virtuoso de gentileza e empatia e construir uma plataforma e sociedade melhores.
Conheça os 5 princípios do Guia da Comunidade 99
- Respeito
- Segurança
- Responsabilidade
- Comunicação
- Medidas de Proteção e Higiene