Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Conteúdo sobre as periferias pelo olhar de quem vive nelas
Home Na Perifa Mobilidade

Cidades que tentam se mover em torno de pessoas

Falta um olhar mais profundo para as desigualdades, mas há municípios empenhados na melhoria dos deslocamentos

Eduarda Nunes, Favela em Pauta Por Eduarda Nunes, Favela em Pauta
24 de setembro de 2021
em Mobilidade, Na Perifa
0 0
0
Ciclista percorre Avenida Oliveira Paiva, em Fortaleza. Foto: reprodução/Prefeitura de Fortaleza

Ciclista percorre Avenida Oliveira Paiva, em Fortaleza. Foto: reprodução/Prefeitura de Fortaleza

Share on FacebookShare on Twitter

“O principal fator pra você ter uma cidade boa na perspectiva da mobilidade urbana é um prefeito que realmente coloque isso como ponto importante e que esteja disposto a pagar o custo político para resolver questões que precisam ser solucionadas”
Jéssica Lima, especialista em mobilidade urbana com doutorado em engenharia de transportes e professora de engenharia na Universidade Federal de Alagoas

FORTALEZA (CE)
A capital cearense tem transformado a realidade local com gestão de dados, planejamento urbano e fiscalização eficiente. A velocidade das vias foi reduzida; as ciclovias, melhoradas e ampliadas. As calçadas também. Em 2019, o município registrou 197 vítimas de acidentes fatais de trânsito, uma redução de 50% em comparação a 2011. Recebeu em 2019 o Sustainable Transportation Award (STA).

SÃO PAULO (SP), RIO DE JANEIRO (RJ) E BELO HORIZONTE (MG)
Em 2015, o Sustainable Transportation Award (STA) reconheceu avanços feitos nessas três cidades, a exemplo de obras estruturais de transporte e de iniciativas como o Observatório da Mobilidade de Belo Horizonte, que tem a participação direta da população nas discussões de políticas públicas e demandas junto à prefeitura.

RIO BRANCO (AC)
Considerada a Copenhagen [na Dinamarca] brasileira, é atualmente a cidade que mais investe em infraestrutura cicloviária por habitante do país. São mais de 20 anos priorizando o transporte ativo como política pública de promoção do direito à cidade e 178 quilômetros de ciclovias.

CURITIBA
É uma das primeiras referências em transporte público e sustentabilidade no país. A cidade também é inspiração de um dos maiores casos de transformação social através da mobilidade urbana da América Latina: Medellín.

OUTROS PAÍSES

MEDELLÍN (COLÔMBIA)
Na busca pela superação da crise social e política causada pelas disputas do narcotráfico, o investimento em educação e na acessibilidade dos habitantes foram duas saídas encontradas pelos governantes. A capital colombiana tem sistema de integração de transportes eficiente. Os teleféricos Metrocable ligam as áreas mais altas e periféricas ao resto da cidade.

PODCAST: O que é integração modal e como ela melhora a qualidade de vida

COPENHAGEN (DINAMARCA) E AMSTERDAM (HOLANDA)
Reconhecidas em todo o planeta pela qualidade de mobilidade e vida urbanas, ambas sofreram com a resistência de parte da população ao implementar as primeiras medidas de priorização dos modais ativos e do transporte público. “Quando eles foram colocar faixas exclusivas para bicicletas teve protesto e gente querendo quebrar as coisas. Comerciante dizendo que não ia dar certo e que eles iam falir”, conta a especialista e ativista em mobilidade urbana Jéssica Lima. Mas acabou dando certo. Professora de engenharia da Universidade Federal de Alagoas, Jéssica vê um certo “viralatismo” na exaltação dessas cidades como modelo de evolução social, sendo que passaram pelos mesmos problemas que os municípios brasileiros enfrentam na aplicação de políticas públicas de mobilidade. “A chave de sucesso essencial é a continuidade das ações.”

Segundo a professora, desde a década de 70 Copenhagen adota uma medida de gestão de tráfego que deixa o transporte particular motorizado em segundo plano. “É política de estacionamento muito caro, transporte público com várias tarifas diferentes, ciclovias, semáforos para bicicletas”, diz Jéssica. “Não adianta ficar construindo viaduto, alargando via. Você induz a demanda do carro e aumenta o congestionamento a longo prazo.”


  • Mobilidade ativa para chegar são e salvo e forte
  • Mobilidade ruim dificulta (ainda mais) o acesso ao emprego
  • Políticas públicas são tímidas, diz cicloativista João Alexandre Binotti
  • Desafios e soluções: quem depende de busão sabe que ir e vir não é fácil
  • Desafios e soluções: para pegar ônibus, tem chão pela frente

 

Tags: Favela em Pauta (RJ)Integração modalMeio ambienteMês da MobilidadeMobilidade UrbanaTransporte coletivo na Perifa
Anterior

Podcast: o que é integração modal e como ela melhora a qualidade de vida

Próxima

Aplicativos encurtam distâncias, mas ainda há problemas

Próxima
o serviço preenche lacunas da falta de integração entre os vários meios de transporte, mas precisa melhorar. Foto: Getty images

Aplicativos encurtam distâncias, mas ainda há problemas

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In