Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Conteúdo sobre as periferias pelo olhar de quem vive nelas
Home Na Perifa Meio Ambiente e Sustentabilidade

Mobilidade ativa para chegar são e salvo e forte

O deslocamento sustentável, como caminhar e pedalar, melhora o ar, o tráfego e a saúde. Mas esse vaivém ideal ainda passa longe das quebradas

Juca Guimaraes Por Juca Guimaraes
22 de setembro de 2021
em Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade, Na Perifa
0 0
0
Caminhada, bicicleta, transporte coletivo de qualidade e viagens de carro compartilhadas melhoram o ar, o tráfego e a saúde. Mas esse vaivém ideal passa longe das quebradas. Foto: Getty Images

Caminhada, bicicleta, transporte coletivo de qualidade e viagens de carro compartilhadas melhoram o ar, o tráfego e a saúde. Mas esse vaivém ideal passa longe das quebradas. Foto: Getty Images

Share on FacebookShare on Twitter

Caminhar e pedalar é mais barato e saudável nas distâncias curtas, mas o deslocamento bom e democrático exige que todas as modalidades de transporte – motorizadas ou não – funcionem em harmonia e com qualidade. Como faz?

Se todos os deslocamentos de até cinco quilômetros nas cidades fossem feitos por mobilidade ativa, aquela que coloca o corpo em movimento e não queima combustíveis fósseis, os efeitos no trânsito, no meio ambiente e na saúde seriam ótimos. Para existir e funcionar bem, no entanto, esse deslocamento exige condições mínimas, a exemplo de calçadas e ciclovias boas e em quantidade suficiente, ruas seguras e transporte público e integração modal eficientes. Mas, com o crescimento das áreas periféricas — impulsionado por custo de vida e moradia alto nas áreas centrais —, as metrópoles brasileiras passaram a ser “cidades dispersas” e a população que vive nas quebradas sofre as consequências.

Chega na quebrada? — Em 2019, a cidade de São Paulo anunciou a reforma de 700 quilômetros de calçadas por R$ 2 milhões, ou seja, o valor médio foi de menos de R$ 30 mil por quilômetro reformado, porém, a área só representava 2% do total de calçadas.

Melhorar pavimentos e ampliar ciclovias são debate importantes do Plano Diretor das cidades, que define prioridades e alternativas para a circulação. Em São Paulo, por exemplo, o planejamento cicloviário apresentado em 2019 propõe 1,8 mil quilômetros de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas até 2028. Na elaboração do plano, a extensão de vias com tratamento cicloviário permanente era de cerca de 503,6 quilômetros, porém as vias da cidade somam 20,1 mil quilômetros. Ou seja: mesmo se atingir a meta, em 2028 São Paulo terá menos de 9% da sua área com cobertura cicloviária.

Futuro agora — Segundo a urbanista Ermínia Maricato, cidades grandes são ambientalmente insustentáveis. No artigo O Brasil na Era das Cidades-Condomínio, a ex-secretária municipal de habitação e desenvolvimento urbano de São Paulo escreveu: “A cidade compacta (contrária à dispersão horizontal), a mobilidade ativa (mais viagens a pé ou de bicicleta), o mix de usos (viabilizando a rua viva e segura durante a noite e durante o dia) são características que devem se somar à cidadania informada e participativa e ao combate à desigualdade de renda, raça e gênero”. Ermínia é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP).

Em passagem pelo Brasil em 2017, para participar de um seminário de mobilidade promovido pela prefeitura de São Paulo, a ex-prefeita de Santiago do Chile, Carolina Tohá, também defendeu as melhores condições para a mobilidade a pé, de bicicleta, skate, patinete, triciclo, patins etc.. “Antigamente, se achava que estradas e ruas para carros mais potentes eram símbolo de modernidade e andar a pé seria algo superado, porém o futuro aponta para outra direção, com melhores calçadas e mais bicicletas.”


“Quem pedala ou anda a pé ajuda a desafogar o sistema de saúde e reduz a quantidade de carros nas ruas, que são responsáveis por parte da poluição”
Paulo Romualdo, ciclista e preparador físico de atletas de alto rendimento

“Cidade compacta, mobilidade ativa e rua viva e segura devem se somar à cidadania informada e participativa e ao combate à desigualdade de renda, raça e gênero”
Ermínia Maricato, urbanista e professora FAU-USP


VAIVÉM PAULISTANO

Transporte público 36,8%
Veículos particulares 31,2%
A pé 31,1%
Bicicleta 0,9%

Fonte: Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

PEDAL CONSCIENTE
O estudante Juliano Silva, de 30 anos, nasceu e cresceu nos arredores do quilômetro 17 da rodovia Raposo Tavares, na zona oeste de São Paulo. Desde os 17 anos, ele usa a bicicleta para lazer, trabalho e estudo. No canal do YouTube Juliano Reverso, o ciclista fala de mobilidade e da vida nos pedais nas grandes cidades. “Houve a criação de ciclovias [em São Paulo], mas ainda não é o suficiente, principalmente nas periferias”. diz Juliano. “Além disso, não tem manutenção. Falta sinalização e educação no trânsito. Os ciclistas se sentem ameaçados. O risco de vida é um dos motivos que impedem as pessoas de usar bicicleta e outros meios de mobilidade ativa em São Paulo."
QUILÔMETRO POR QUILÔMETRO
Uma organização de ciclistas dos Estados Unidos fez um levantamento mostrando que, por quilômetro construído, o custo de uma ciclovia representa 0,07% da mesma extensão em uma rodovia em São Francisco. São US$ 455 mil contra US$ 2 milhões. A melhoria nas calçadas para facilitar a circulação de pedestres sai por US$ 78 mil por quilômetro ou menos de 20% da ciclovia e 0,003% da rodovia.

VEJA TAMBÉM

  • Mobilidade ruim dificulta (ainda mais) o acesso ao emprego
  • Mobilidade urbana na comunidade: desafios e soluções criativas
  • Desafios e soluções: para pegar ônibus, tem chão pela frente
  • Desafios e soluções: quem depende de busão sabe que ir e vir não é fácil

 

Tags: Dia Mundial sem CarroJuca Guimarães (SP)Mês da MobilidadeMobilidade ativa
Anterior

Tecnologia é recurso contra a violência

Próxima

Políticas públicas são tímidas, diz cicloativista João Alexandre Binotti

Próxima
Todo mês, fazemos um passeio pela trajetória de quem se expressa na perifa em defesa de protagonismo e inclusão. Conheça o cicloativista Binotti. Foto: divulgação

Políticas públicas são tímidas, diz cicloativista João Alexandre Binotti

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In