“Eu gosto de comparar produtos próximos ao vencimento porque são mais baratos e a qualidade é a mesma. Na minha casa somos sete pessoas e a gente consegue consumir tudo antes do prazo de validade”, conta Gisele Barbosa.
A dona de casa de 34 anos relata que em meio a tanta inflação a melhor alternativa para ter acesso a alimentos com qualidade e na quantidade apropriada foi comprando em lugares que vendem esse tipo de produto. No distrito da Pedreira, zona Sul de São Paulo onde mora. Gisele conta que no seu bairro a maioria dos seus vizinhos compram no mesmo local.
“Na minha rua quase todos os meus vizinhos costumam comprar esse tipo de produto. Para quem tem filho pequeno é muito bom. Sempre tem iogurtes e coisas para colocar na lancheira das crianças”, afirma.
O distrito da Pedreira, local em que o mercado fica localizado, possui uma população de aproximadamente 158.656 mil habitantes. Além de abastecer essa população, o supermercado também é muito procurado pelos distritos vizinhos. Cidade Ademar, Campo Grande, Cidade Dutra, Grajaú e pelo município de Diadema, cidade da grande São Paulo.
Segundo Luciano Timm, professor da Faculdade Getúlio Vargas, a população mais vulnerável sofre mais com a inflação, pois não geram poupança para se proteger das variações de preços. “Pessoas mais pobres sofrem porque há correlação entre educação, renda e alimentação; assim, pessoas mais pobres tendem a se alimentar pior neste período de altas nos preços”, explica.
Geralmente, os produtos comercializados com desconto estão perto do vencimento com no mínimo trinta dias e no máximo seis meses para vencer.
Ainda na zona sul de São Paulo, o supermercado Public é um exemplo de comércio com os ‘vencidinhos’. “Aqui, temos como iogurtes, requeijão e processados”, diz Mariana Firmino, moradora da região.
Já no Supermercado Vanessa, na zona norte de São Paulo, a variedade dos ‘vencidinhos’ é maior. Por lá, lá o consumidor consegue encontrar frango, carne vermelha e carnes pré cozidas como mortadela, presunto e mussarela. Com mais de 30 anos, baixar os preços pensando na validade é vantagem para todo mundo. “Quando nosso estoque está muito grande e próximo a vencer, a gente faz promoção. Quanto mais próximo do vencimento mais barato fica”, explica Dayane, responsável pelo local.
Ainda de acordo com o especialista Luciano Timm, a venda de produtos perto do prazo de validade é uma tendência não apenas no Brasil, mas também em outros países como Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. “Isso é comum em vários países do mundo e chegou ao Brasil. Quanto mais alternativas aos consumidores, melhor, desde que garantida a informação clara e correta.”
No Reino Unido, por exemplo, os mercados estão retirando gradualmente as datas de validade de uma série de itens perecíveis. A ideia é abolir a “data de validade” por um modelo “best before” praticado na União Européia, Reino Unido, EUA e Canadá. Expressão utilizada destacar a data de validade expirada do alimento. E indicar que o fato da data de validade expirada não significa que o produto não esteja mais adequado para consumo.
Anote alguns endereços em São Paulo:
Supermercado Pedreira (Public Alvarenga) | Zona sul
Endereço: Estr. do Alvarenga, 2820 – Balneário São Francisco
Horário de funcionamento: De seg a sáb das 8h às 22h dom das 8h às 14h
Mercadinho Lessa | Osasco
Endereço: Rua Ametista, 46 – Mutinga
Horário de funcionamento: Seg a Sáb das 9h às 18h; dom das 9h às 13h
Supermercado da Vanessa | Pirituba
Endereço: Av. Elísio Cordeiro de Siqueira, 227 – Jardim Santo Elias, São Paulo – SP, 05136-000
Horário: Seg a Sex das 08h30 às 18h30
Supermercado da Vanessa | Zona Oeste
Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 3473 – Vila Lageado, São Paulo – SP, 05339-000
Horário: Seg a Sex das 08h30 às 18h30
Vencidinho Nova Jerusalém | Zona Leste
Rua Nova Jerusalém, 950 – SP
Horário: Seg a Sex das 09h às 18h
Supermercado Vovó Zuzu | Centro
Horário Seg a Sáb dás 6h30 às 22h dom e feriados das 8h às 17h
Parque Dom Pedro II,928, São Paulo – SP