Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Conteúdo sobre as periferias pelo olhar de quem vive nelas
Home Na Perifa Mobilidade

Pontos críticos para quem pedala na capital paulista

Estadão Conteúdo Por Estadão Conteúdo
3 de agosto de 2022
em Mobilidade, Na Perifa, Urbanismo
0 0
0
Ciclista na zona sul da cidade de São Paulo, em 3 de junho de 2022. Foto: KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ciclista na zona sul da cidade de São Paulo, em 3 de junho de 2022. Foto: KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Share on FacebookShare on Twitter

Auditoria realizada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), identificou pontos críticos para os ciclistas, inclusive na região central, onde há maior fluxo de pessoas pedalando. Conheça alguns deles

Com reportagem de Leon Ferrari, O Estado de S. Paulo

CONSOLAÇÃO
A ciclofaixa da Rua da Consolação, na região central, teve um de seus trechos considerados como um dos dez piores em 2018 – na auditoria deste ano, não houve ranqueamento. Hoje a via apresenta bom estado geral de manutenção, mas conforme a auditoria alguns trechos têm pintura precária e pavimento razoável.

O músico Richard Meteairon, de 36 anos, que mora na região há dez anos, começou a andar de bike na pandemia ao perceber as requalificações e expansão da malha. “Cada dia está melhor”, fala. “Mas às vezes a manutenção demora para acontecer, aí surgem buracos.”

A assistente jurídica Josy Alves, de 41 anos, conta que no trajeto iniciado no Tatuapé, bairro da zona leste onde mora, a Consolação é o “melhor trajeto” que fez. “Mesmo porque tem duas faixas, uma só para subir e outra só para descer.” Porém, acha que a estrutura deixa a desejar na sinalização. Pedalando há cinco anos, ela conta que, mesmo em ciclofaixas, não se sente segura. “Porque os pedestres, os motoqueiros, ninguém respeita.”

CAMBUCI
A pintura da ciclofaixa da Rua Teodureto Souto, no Cambuci, também na região central, há poucos sinais de que antes era pintada de vermelho. Ela é uma das vias consideradas precárias, que deixa a desejar também nos quesitos proteção, pavimento e sinalização, e precisa de manutenção urgente.

Davi Fagundes, 22 anos, que mora e trabalha no Cambuci, conta que, quando quer dar um passeio de bicicleta prefere ir até a Avenida Paulista. “Olha a situação disso aqui (e aponta para a ciclofaixa), tudo ruim, o asfalto cheio de ondulação.” Ele também destaca que a “rua é muito perigosa”. “Os carros descem ‘bolados’.”

Amanda Xavier, 25 anos, conta que é raro ver ciclistas passando por ali. “Não é usada, tanto que você vê os carros estacionados aqui na frente.” Em uma área de cerca de 400 metros, a reportagem contou ao menos um carro e três motos sobre a ciclofaixa. Amanda afirma que, na Teodureto, a CET fiscaliza com frequência o uso indevido. “Quando as sirenes disparam, a pessoa capta que está errada e retira.”

VILA ANGLO BRASILEIRA
A ciclorrota da Rua Ministro Sinésio Rocha, na Vila Anglo Brasileira, é outra que carece de manutenção urgente, segundo a auditoria. Além da sinalização, são evidentes os desníveis, rachaduras e alguns buracos no asfalto. Conforme definição da CET, são vias sinalizadas que interligam pontos de interesse (ciclovias e ciclofaixas). Na prática, indicam que veículos e bicicletas usam o mesmo espaço. Nelas, a velocidade da via é reduzida para garantir a segurança dos ciclistas.

Dentre os moradores, é difícil encontrar algum que entenda o que são os pictogramas desenhados no asfalto. “Não vou mentir, não entendi muito bem essa marcação”, conta Cesar dos Santos, de 21 anos, que trabalha há três anos na Rua Estêvão Barbosa, que faz parte da ciclorrota.

Ele costuma pedalar de casa para o trabalho todos os dias. Entre a Avenida Eliseu de Almeida e a Rua Doutor Alberto Seabra tem ciclofaixas a seu dispor, mas, no resto do trajeto, não. Na região da Estêvão Barbosa, não sente tanta diferença. “Aqui para dentro tem menos movimento de carro.” Mas gostaria que houvesse estruturas para ciclismo na Avenida Pompeia e na Rua Heitor Penteado.

O skatista profissional Douglas Fabricio Carvalho, de 35 anos, também se sente seguro para pedalar por ali. “É um bairro bem tranquilo (para andar de bicicleta)”, fala ele, que mora ali há dez anos.

O músico Dimitri Moreira, de 41 anos, concorda que não é um trecho de tensão, porém, preferia que fosse uma ciclovia. “A segurança de qualquer lugar que tem uma ciclovia, por pior que esteja, já aumenta muito. Você não fica disputando com carro.”

QUEIROZ FILHO
A confusão sobre a tipologia se repete na calçada compartilhada da Avenida Queiroz Filho, que também aparece como uma das estruturas que precisam de atenção urgente. Calçadas compartilhadas, conforme a CET, são espaços destinados prioritariamente aos pedestres, mas compartilhados com ciclistas. Elas são sinalizadas por sinalização vertical e horizontal, além do pictograma de pedestres e ciclistas pintados — que a reportagem não avistou durante o passeio.

O que diz a Prefeitura
A ciclofaixa do Cambuci e a ciclorrota da Vila Anglo Brasileira "serão priorizadas a partir da contratação da empresa para a manutenção das ciclovias", diz a administração pública. A calçada compartilhada da Avenida Queiroz Filho, por sua vez, "será substituída pela estrutura cicloviária da Ponte Jaguaré/Queiroz Filho", prevista nos 48 km que estão sendo executados.

Sobre os paraciclos — A Ciclocidade também mapeou os paraciclos [‘estacionamentos’ de bicicletas]. A cidade tem 2.599 estruturas, que somam mais de 5 mil vagas. A maior parte delas (2.449/4,9 mil vagas) tem formato “U invertido”. Foi identificada alta concentração dos equipamentos em alguns eixos principais, como o trajeto da Avenida Paulista até o Jabaquara, por exemplo. No relatório, a associação frisa a importância de implantação de novos paraciclos “onde há enormes vazios”. Em nota, a CET ressaltou que considera que “a implantação de bicicletários é importante para a cidade” e que a “Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito vai continuar trabalhando pela instalação de mais estruturas”. No entanto, não falou de quantidade, nem em que locais pretendem disponibilizá-los.


VEJA TAMBÉM

  • Ciclovias de SP melhoram, mas 19% da rede precisa de reparos
  • Políticas públicas são tímidas, diz cicloativista João Alexandre Binotti

Tags: ciclistasciclofaixasCicloviasMobilidadetransporte urbanoUrbanismo
Anterior

Ciclovias de SP melhoram, mas 19% da rede precisa de reparos

Próxima

Buscas por ambientalista Ferrugem chegam ao terceiro dia

Próxima
Corpo de Bombeiros procura o ambientalista Adolfo Souza Duarte, conhecido como Ferrugem; ele caiu de uma embarcação na represa Billings, zona sul de São Paulo. Foto: divulgação

Buscas por ambientalista Ferrugem chegam ao terceiro dia

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In