Enquanto você lê esta frase, 117 milhões de brasileiros enfrentam algum grau de insegurança alimentar. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Os números mostram que mais da metade da população come mal ou não come principalmente porque é pobre, não consegue comprar e não tem condição de produzir. Muitos tomam o café da manhã e não sabem se vão fazer outra refeição naquele dia. Vinte milhões não têm o que comer.
Os graus de insegurança alimentar e suas consequências são o assunto desta edição do podcast Expresso na Perifa. A entrevistada é a nutricionista Stefanie Sales.
A tempo: em 2021, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, uma espécie de marcador global que mostra onde tem gente passando fome no mundo. Entra no mapa todo país em que 5% da população, ou mais, vive nessa condição. O Brasil esteve no grupo por muito tempo, saiu em 2014 e voltou em 2021, quando chegou aos 9% de brasileiras e brasileiros sem alimentação.
Podcast Expresso na Perifa Direção: Lucas Veloso Reportagem e apresentação: Artur dos Anjos Locução de vinhetas: Viviane Zandonadi
VEJA TAMBÉM
- Podcast: o que é furto famélico e por que ele está no centro do debate público
- ‘Comer precisa ser um ato antirracista’, diz nutricionista