Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Conteúdo sobre as periferias pelo olhar de quem vive nelas
Home Na Perifa A voz é delas

Saiba quem é Andreza Oliveira, a ‘câmera girl’ mais admirada da imprensa brasileira

Mariana Oliveira, Nós, Mulheres da Periferia Por Mariana Oliveira, Nós, Mulheres da Periferia
19 de dezembro de 2023
em A voz é delas, Coletivos, Mulheres da periferia, Nós, Na Perifa
0 0
0

Andreza Oliveira - Foto: Arquivo Pessoal

Share on FacebookShare on Twitter

No mês passado, a repórter cinematográfica Andreza Oliveira venceu o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, na categoria “Profissionais de Imagem/Vídeo”. A jornalista, natural de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, surpreendeu-se ao receber o prêmio e ser considerada uma profissional referência para outras pessoas. 

A recente premiação não foi a primeira na carreira de Andreza. Em 2022, a reportagem “Pena de Multa e a suspensão do Direito ao Voto”, produzida por ela e a colega, também jornalista Jennifer Larice, foram contempladas na categoria “Relevância e Originalidade” do 3º Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político.

Desde a infância Andreza nutria uma paixão pela fotografia, inclusive formou-se no curso técnico em fotografia na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Carapicuíba. Estudou em escolas públicas, frequentou cursinhos populares preparatórios para vestibulares durante o ensino médio, até ingressar no curso de história da Universidade Federal de São Paulo.

Foi durante a graduação que viu uma chamada no SPTV (Rede Globo) selecionando jovens de regiões periféricas de São Paulo para contribuírem em um projeto de jornalismo comunitário. Embora não tenha sido aprovada no processo seletivo, a experiência  impulsionou Andreza a trancar o curso de história no terceiro semestre e migrar para o jornalismo. “Foi muito triste desistir da faculdade, porque eu passei muito tempo fazendo cursinho popular. Voltei a estudar por mais dois anos em cursinhos populares para conseguir uma bolsa e retornar para o ensino superior”, lembra.

Mais tarde, pela mesma emissora, conseguiu uma vaga de repórter em outro projeto de jornalismo comunitário. Durante a experiência pôde aprender mais sobre o ofício e aliá-lo à sua paixão pela fotografia. “Me encontrei, nesse trabalho consigo colocar a fotografia, trazer a história, compartilhar minhas vivências, conhecer lugares, pessoas e mundos diferentes. Era isso o que eu gostava de fazer, só não sabia que o jornalismo também poderia me proporcionar”, conta.

Em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19 no Brasil, Andreza tornou-se repórter cinematográfica, a tal “câmera girl”. Ela explica que seu maior desafio é contar histórias através da imagem. “Se vou cobrir um acidente de trânsito, por exemplo, preciso mostrar o carro, o nome da rua, se há elementos quebrados que indicam que ali houve um acidente”, explica.

Segundo a pesquisa Perfil Racial da Imprensa Brasileira, divulgada em 2021, um pouco mais de 36% dos jornalistas nas redações brasileiras são mulheres, e apenas 0,5% dos repórteres fotográficos eram pretos e pardos. 

Embora não haja registros sobre a quantidade de repórteres cinematográficos no país, Andreza sente-se orgulhosa em ser referência para meninas e mulheres pretas que sonham em trabalhar com audiovisual. 

“Encontrei o jornalismo por acaso, minhas referências de mulheres pretas na área sempre foram escassas. Hoje conheço outras mulheres negras no audiovisual e fico feliz com cada mensagem de mulheres que acompanham o meu trabalho. Mostra que estou no caminho certo.”

Tags: Mariana OliveiraNós Mulheres da Periferia
Anterior

Aumento da tarifa vai afastar passageiros e diminuir arrecadação, diz Idec

Próxima

Motorista que atropelar animal e não comunicar terá que pagar multa de R$ 293, prevê projeto

Próxima
Motorista que atropelar animal e não comunicar terá que pagar multa de R$ 293, prevê projeto

Motorista que atropelar animal e não comunicar terá que pagar multa de R$ 293, prevê projeto

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In