As oportunidades gratuitas vão da capacitação profissional à formação em direitos humanos
Organizações sociais, coletivos e o governo federal oferecem cursos gratuitos para jovens, negros e indígenas. As formações abrangem desde o conhecimento profissional até a formação de pessoas para a vida em sociedade. O recorte étnico-racial visa a reparação social e histórica em um país como o Brasil, demarcado por desigualdades sociais e pelo racismo. Veja a seleção de oportunidades feita pelo Expresso na Perifa.
CRIAÇÃO DE GAMES PARA JOVENS NEGROS E INDÍGENAS
Estão abertas as inscrições para o LAB Afro-ameríndio Narrativas Gamificadas, iniciativa dos coletivos GatoMídia e Tales, focada na criação de jogos digitais com abordagem das culturas indígena e afro-brasileira. O aprendizado abrange o público entre 15 e 29 anos, com conhecimentos básicos de programação. Com início em 12 de setembro, a formação se dará em três meses. O curso será on-line, pelo Zoom e YouTube, com carga horária de 54 horas e direito a certificado. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de setembro, por meio de formulário. Saiba mais aqui.
GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS
A Escola Virtual de Governo disponibiliza curso sobre gestão de finanças pessoais. A formação ofertada pelo governo federal é gratuita, on-line, com carga horária de 20 horas, voltada a jovens e adultos. Entre os temas abordados estão relação pessoal com dinheiro, poupança, investimento, crédito, endividamento e consumo planejado e consciente. O curso está em uma plataforma fixa e os participantes têm 20 dias para finalizar os módulos, a contar da data de inscrição. Saiba como participar.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS NEGROS E INDÍGENAS
A ONG Programadores do Amanhã está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para curso gratuito de programação, inglês e soft skills (habilidades relacionadas ao comportamento e à interação humana). O aprendizado é voltado para jovens negros e indígenas de baixa renda, de 16 a 21 anos, que cursem o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou tenham finalizado os estudos recentemente. A formação dura um ano e as aulas serão on-line. Para aqueles que necessitam de apoio estrutural, a ONG auxilia com computador e fornece ajuda para cobrir custos com internet. Saiba mais aqui.
CURSO DE EXTENSÃO EM HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS
A Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) estão com inscrições abertas para o curso de extensão em Histórias e Culturas Indígenas. Podem participar lideranças indígenas, ativistas sociais, defensores de direitos humanos e estudantes. A carga horária é de 180 horas. A formação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro. Clique aqui para ler o edital e saber mais informações.
BOLSAS DE INGLÊS PARA PESSOAS NEGRAS
O Movimento pela Equidade Racial (Mover) e a EF Education First oferecem curso de inglês on-line e gratuito para pessoas autodeclaradas negras (pardas ou pretas). O conhecimento abrange inglês geral, técnico e voltado para negócios. Não há restrição de idade, é 100% gratuito e terá a duração de 12 meses. As inscrições vão até o dia 25 de agosto. Saiba mais.
FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A Anistia Internacional oferece curso gratuito de introdução aos direitos humanos. A formação é on-line. O aprendizado ocorre em uma plataforma virtual e oferece emissão de certificado. Clique para se inscrever.
FIQUE DE OLHO
No início de agosto, a Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou que lançará um programa de bolsas de capacitação para candidatos negros voltado a concursos públicos das carreiras da advocacia pública. Serão 30 bolsas, das quais 15 serão direcionadas a mulheres negras. A iniciativa nasce em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). Segundo a AGU, o programa está na etapa final de elaboração e será oficialmente lançado ainda em 2023. Mais detalhes aqui.