14 outubro 2022 em Saúde

Programa acompanha mãe e bebê da confirmação da gravidez até a entrada na creche

O Mãe Paulistana é um programa de acolhimento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltado a mães e bebês, que vai da descoberta da gravidez ao momento em que a criança começa a frequentar um Centro de Educação Infantil (CEI). Atualmente, 49 mil gestantes fazem o acompanhamento pré-natal das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo programa, que inclui ainda transporte gratuito para que a gestante possa comparecer a todas as consultas e exames e enxoval para o bebê. Veja como funciona:

 

Teste de gravidez

Ao desconfiar da gravidez, a mulher pode ir a uma UBS fazer o teste (levar RG e comprovante de residência). Se o resultado for positivo, faz testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite e é integrada ao programa.

 

Pré-natal

A gestante passa por consultas mensais até a 32ª semana, quinzenais até a 36ª semana e em intervalos menores a partir daí, de acordo com avaliação médica. Também recebe as vacinas. Em caso de gravidez de risco, tem atendimento adicional pelo Mãe Paulistana Digital, disponível no aplicativo e-SaúdeSP. Se houver necessidade, recebe vale-transporte. As equipes da UBS incentivam a participação do pai durante o processo.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

 

Reserva de vaga na creche

O apoio a gestantes foi ampliado com o programa Mãe Paulistana Creche, que garante vaga para a criança nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Estão aptas as gestantes que iniciam o pré-natal até o quarto mês de gestação. Para isso, é preciso fazer o cadastro no sistema Escola On-line direto pelo celular ou na própria UBS.

 

Parto

É realizado nas maternidades municipais. As mães ganham um enxoval para os bebês. Também é feito o teste do pezinho ampliado, capaz de detectar de forma precoce mais de 50 doenças.

 

Pós-parto

No momento da alta, são agendadas consultas para a mãe e para o recém-nascido (até 10 dias após o nascimento).

 

Início na creche

A partir dos quatro meses (a data é indicada pela mãe na hora do cadastro), a criança já pode ocupar a vaga destinada a ela em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal.

 

Consulte aqui a UBS mais perto de você: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

 

Mônica Santos