1 dezembro 2022 em Trabalho
Unidades móveis em todas as regiões oferecem inscrições em processos seletivos e orientação
No mês de dezembro, o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) e a Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) passarão por quatro estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô paulistano. Em uma parceria entre a Companhia Metropolitana de São Paulo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, serão oferecidos serviços como a inscrição em processos seletivos de vagas de emprego, cadastro em cursos profissionalizantes e programas promovidos pela secretaria e orientação especializada sobre empreendedorismo.
Para ter acesso ao atendimento, basta comparecer à estação nos dias marcados, das 9h às 15h, com o RG, o CPF e a carteira de trabalho em mãos. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a iniciativa busca impulsionar a geração de renda na cidade de São Paulo e espera alcançar um maior número de cidadãos com a presença no Metrô, trazendo oportunidades para quem está em busca de um emprego.
O objetivo é multiplicar casos como os de Roberto Vieira, de 46 anos, que conseguiu a recolocação no mercado de trabalho depois de mais de dois anos desempregado. Demitido no início da pandemia, Roberto, que é uma pessoa com deficiência (PcD), decidiu procurar o Cate e, depois de realizar o cadastro, conseguiu seu emprego atual como ascensorista em algumas semanas. A vaga fazia parte de uma ação de empregabilidade para pessoas com deficiência, em que o Cate atua como uma ponte entre as empresas e os futuros funcionários.
“Eu passei por uma triagem e dois dias depois já estava na empresa, fazendo o processo seletivo. Já estou lá há seis meses e estou gostando muito”, conta Roberto.
Além do encaminhamento para o processo seletivo, ele também recebeu orientações sobre como se portar em entrevistas de emprego e como montar um bom currículo. “Eu estava precisando de uma oportunidade para colocar minha vida em ordem, me sentir útil, ter uma vida digna e honrar meus compromissos com meu filho. Foi uma luz no fim do túnel”, analisa.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Empregabilidade e empreendedorismo
Os empreendedores e os autônomos também poderão usufruir das estações móveis. Os profissionais da Ade Sampa oferecem orientações sobre a formalização como Microempreendedor Individual (MEI), estruturação de plano de negócios e acesso a microcrédito, além da inscrição em cursos e programas como o Mãos e Mentes Paulistanas, que fornece apoio a quem vende produtos de confecção própria.
A primeira ação ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro, na estação Guilhermina Esperança (zona leste). Nos dias 14 e 15, o Cate e a Ade Sampa estarão na estação Ana Rosa (zona sul); nos dias 21 e 22, na Vila Madalena (zona oeste); e nos dias 28 e 29, na Tucuruvi (zona norte).
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o horário e os dias estão sujeitos a mudança por conta dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, para seguir o decreto municipal de interrupção de serviços duas horas antes das partidas da seleção brasileira.
Serviço
Cate Móvel e Ade Sampa na zona leste
Local: estação Guilhermina Esperança – Linha 3-Vermelha
Data: 07 e 08 de dezembro
Horário: das 9h às 15h
Cate Móvel e Ade Sampa na zona sul
Local: estação Ana Rosa – Linha 1-Azul
Data: 14 e 15 de dezembro
Horário: das 9h às 15h
Cate Móvel e Ade Sampa na zona oeste
Local: estação Vila Madalena – Linha 2-Verde
Data: 21 e 22 de dezembro
Horário: das 9h às 15h
Cate Móvel e Ade Sampa na zona norte
Local: estação Tucuruvi – Linha 1-Azul
Data: 28 e 29 de dezembro
Horário: das 9h às 15h