22 dezembro 2022 em Assistência Social

Veja como ter acesso ao serviço oferecido pela Prefeitura de São Paulo

De acordo com o Censo da População em Situação de Rua 2021, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), mais de 31 mil pessoas vivem em situação de rua na cidade de São Paulo. Desse total, 18,2% (5.811) estão na região da Mooca, na zona leste.

Para tentar solucionar parte desse problema, o distrito recebeu no início deste mês (7) a nova unidade do Centro de Acolhida (CA), cujo foco é atender pessoas em situação de rua no bairro. Batizado de Cidade Refúgio 1, o centro fica na rua Marcos Arruda, 330, e tem capacidade para atender 130 homens.

Administrado pelo Centro de Capacitação para Vida Projeto Neemias, o local contará com 42 funcionários: psicólogo, assistentes sociais e orientadores. Na unidade, serão realizadas rodas de conversas, assembleias com a gerência do serviço e reuniões mensais com grupos autônomos dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos. Haverá também confraternizações para aniversariantes do mês visando ao fortalecimento do vínculo entre os assistidos.

O novo centro faz parte da ação de reorganização do Centro Temporário de Acolhida (CTA) 11, na Mooca. A unidade passa pelo processo de desmembramento em três novos equipamentos, com entregas previstas até o primeiro semestre de 2023. Os outros dois CAs também estarão na zona leste, no Belém e no Brás.

Como funciona o encaminhamento

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Os encaminhamentos aos serviços de acolhimento são realizados por seis Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), 54 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 30 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou em abordagens sociais do Serviço Especializado de abordagem Social (Seas). A pessoa em situação de rua pode ir a qualquer uma dessas unidades e solicitar o acolhimento. O serviço também ocorre em abordagens do Seas pelas ruas.