16 fevereiro 2023 em Urbanismo
Objetivos principais são atrair novos moradores e investimentos para a região
A Prefeitura de São Paulo quer dar vida nova ao centro da cidade. Para tanto, já colocou em prática cerca de 100 ações de requalificação da área, reunidos em um programa denominado Todos Pelo Centro, a partir do qual espera atrair moradores e investimentos, sem deixar de preservar a rica história da região.
Importantes polos turísticos, comerciais, gastronômicos e culturais, além de diversos serviços sociais, dividem os espaços no centro. Para coordenar e harmonizar ações em todos os setores, foi criado o Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, cuja atribuição é estabelecer a cooperação entre as secretarias envolvidas nas iniciativas previstas para os distritos do Bom Retiro, Belém, Pari, Sé, República, Brás e Santa Cecília. O perímetro a receber melhorias mede 2.089 hectares, o equivalente a 2 mil campos de futebol.
Embora reúna ampla rede de serviços e atrativos, o centro acaba limitado a um lugar de passagem para muitas das 2 milhões de pessoas que, em média, circulam diariamente pelo local. A aposta da Prefeitura, apoiada por segmentos da iniciativa privada, é transformá-lo em local de permanência.
O plano passa por seis eixos de transformação prioritários: Requalificação Urbana e Mobilidade, Atração de Investimentos, Segurança, Habitação, Social e Meio Ambiente, Lazer e Cultura.
Na habitação, com a abundância de prédios subutilizados, a expectativa é atrair cerca de 220 mil novos residentes e arrecadar R$ 700 milhões aos cofres públicos com outorgas onerosas aos investidores, já considerando incentivos fiscais.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!A administração municipal destaca a importância da participação da sociedade civil nesse processo. As datas para inscrições nos Fóruns de Participação Social podem ser encontradas no site da Casa Civil e no perfil @todospelocentro no Instagram. Além dos entes municipais, o #TodosPeloCentro abre espaço aos movimentos sociais, aos investidores e ao governo estadual.