2 março 2023 em Saúde

Serviço foi inaugurado em fevereiro em prédio do Caps na Barra Funda

A Prefeitura de São Paulo inaugurou no dia 23 de fevereiro o Serviço de Cuidados Prolongados (SCP) Álcool e Drogas Boracea, na Barra Funda, região central da cidade. Iniciativa pioneira no Brasil, 32 dependentes químicos  recebem acolhimento e tratamento multidisciplinar no local atualmente.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no SCP são desenvolvidas atividades que vão de meditação, musicoterapia, terapia em grupo até arteterapia, além de atividades físicas e outras ferramentas destinadas a reinserir os pacientes na sociedade tanto do ponto de vista biopsicossocial como do econômico.

O serviço é oferecido no mesmo prédio onde funciona o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD 3 Boracea. O SPC possui dormitórios, consultórios, quadra para prática esportiva, sala de ambiência, sala de estar, sala de grupo e refeitório. A unidade tem capacidade para acolher de forma integral 39 pessoas por dia.

O SPC já atendeu 59 pessoas. Segundo a administração municipal, ele é o primeiro do Brasil e inova na forma de tratar a dependência química, ofertando cuidado integrativo e atendimento multiprofissional. O equipamento integra a rede do Programa Redenção e utiliza a metodologia do projeto terapêutico singular, com tratamento individualizado e elaborado para cada paciente. O Caps AD 4 Redenção, localizado em Campos Elíseos, também na região central, é a porta de entrada para o Serviço de Cuidados Prolongados.

De lá, o paciente é enviado ao Hospital Cantareira e, após a desintoxicação, tem a opção de participar do programa e ser encaminhado ao SCP, onde ficará por até 90 dias, prorrogáveis por mais 30, a depender do estabelecido no projeto terapêutico desenvolvido.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!