5 abril 2023 em Desenvolvimento Econômico
Curso da Gastronomia Periférica terá mais duas turmas este ano; veja como participar
Com foco na Páscoa, 60 moradores da zona leste de São Paulo estão participando de um curso de confeitaria a partir do uso do chocolate. Realizado pelo negócio social Gastronomia Periférica, em parceria com a empresa de chocolate Hershey’s, a capacitação busca aperfeiçoar o trabalho de profissionais da área e estimular o empreendedorismo para quem procura uma renda extra.
Com formato híbrido e duração de três meses, o curso aborda educação financeira, sustentabilidade, higiene e segurança, empreendedorismo e técnicas de confeitaria, além de letramento digital. No módulo online, as aulas são gravadas e podem ser acessadas de acordo com a agenda do aluno.
As aulas práticas ocorrem aos sábados no Galpão Zona Leste, no Jardim Lapenna, no distrito de São Miguel Paulista. Com profissionais especializados, os participantes aprendem, a partir de técnicas de derretimento, temperagem, precificação, armazenamento e embalagem, a produzir brownie e ovo de Páscoa de colher.
Segundo a coordenadora socioeducativa do Gastronomia Periférica, Bárbara Lima, os alunos, com dificuldades de acesso à internet recebem um auxílio financeiro para uso dos dados móveis, cujo valor depende do serviço da operadora, e contam com apoio de profissionais do projeto para dúvidas relacionadas ao ensino remoto.
O curso, que começou em fevereiro, deve terminar no próximo dia 15. À medida que o participante conclui uma disciplina, recebe um certificado. Ao final da capacitação, cada aluno deve receber um kit para iniciar a atividade empreendedora, com derretedeira, espátula, formas, termômetros, entre outros objetos.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Chega de “olhômetro”
Milca de Aquino, de 67 anos, procurou o curso para conhecer novas técnicas de confeitaria. Ela diz que já aprendeu a substituir o “olhômetro” pelas anotações e cálculos para comprar os ingredientes e definir o preço dos produtos. Pensionista, ela encontrou na cozinha uma oportunidade para complementar a renda mensal de dois salários mínimos.
Com a venda por encomendas de doces e bolos, ela afirma que a margem de lucro por mês varia entre R$ 800 e R$ 1.500. Nesta Semana Santa, ela está dedicada à produção de pão de mel.
Ao longo do ano, serão ofertadas duas novas turmas. Uma em junho, voltada a receitas de inverno e Dia dos Pais, e a outra em setembro, com foco no Halloween e no Natal. Para participar dos cursos, é preciso ter idade mínima de 18 anos e morar na zona leste da Capital. Informações sobre inscrição são divulgadas no perfil @gastronomiaperiferica.
ONDE
Galpão Zona Leste
Rua Serra da Juruoca, 112 – Jardim Lapenna (zona leste)
Abel Serafim