13 abril 2023 em Saúde

Evento terá animais para adoção e serviços gratuitos, entre eles vacinação antirrábica

O bairro de Santana, na zona norte de São Paulo, vai sediar a primeira edição do Cuida Pet SP, ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

O evento será realizado neste sábado (15), das 8h às 17h, e marca o Abril Laranja – mês voltado à prevenção dos maus-tratos e abandono de animais. Serão oferecidos diversos serviços gratuitos, como o Registro Geral do Animal (RGA), a identificação por microchip e vacinação contra a raiva, além de atividades educativas. Também haverá uma feira de adoção com cachorros e gatos.

Deixar de dar a vacina antirrábica pode levar o tutor a responder pelo crime de maus-tratos, cuja pena chega a cinco anos de prisão. Imunizar os animais de estimação é um ato de responsabilidade e cuidado com a saúde deles e das pessoas ao redor, pois a raiva é uma doença viral grave que pode afetar os bichos e os seres humanos.

O crime de maus-tratos vai além da agressão física. Privar os animais de alimentação, negar assistência veterinária, abandoná-los, bem como feri-los de forma intencional, também são atitudes caracterizadas como crueldade. Por isso, o Cuida Pet SP também servirá para incentivar a guarda responsável, que consiste em garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do animal de estimação.

A participação é gratuita e não requer inscrição. Basta ir à Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), que fica na Rua Santa Eulália, 86, em Santana, e sediará o evento. É preciso levar documento de identidade (RG ou CPF) e comprovante de endereço atualizado em nome do tutor, além de uma foto digital do animal e a carteira de vacinação, se tiver.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O microchip é implantado de forma rápida, sem necessidade de anestesia, e contém todos os dados relativos ao pet (espécie, sexo, cor do pelo, idade e raça). O Registro Geral Animal é a carteira de identidade de cães e gatos residentes na Capital, obrigatória por lei. Feito o RGA, o dono do animal recebe na hora uma plaqueta de identificação, com o número do registro, que deve ser preso à coleira. A carteira digital é enviada por e-mail.

As medidas servem para facilitar a localização do tutor caso o animal se perca. Segundo a SMS, o Cuida Pet SP não será restrito aos moradores de Santana. Sendo assim, quem reside em outra localidade também pode comparecer. O órgão ressalta, ainda, que o RGA também pode ser feito de forma online, pelo Portal 156, com envio da documentação pela internet.