18 abril 2023 em Turismo
Equipamentos estão nas regiões de Itaquera e Vila Mariana; veja como obter os ingressos
Já sentiu vontade de ver com mais nitidez um céu estrelado, sem interferências de fatores como a poluição atmosférica? Se quer entender mais os elementos do universo, considere visitar os planetários do Carmo e do Ibirapuera, nas regiões de Itaquera (zona leste) e Vila Mariana (zona sul), respectivamente.
Planetário do Carmo
Sabe como funciona o lançamento de um foguete? No Planetário Municipal do Carmo Professor Acácio Riberi há uma oficina prática que simula essa complexa operação. Fundado em 2005, o espaço é administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e pode receber mais de 500 pessoas por dia.
Lá é possível acompanhar as sessões de cúpula, uma sala de projeção com 168 poltronas, onde o visitante recebe informações acerca do céu, planetas e outros elementos correlacionados. Cada sessão varia de 30 a 60 minutos, dependendo da faixa etária.
Com arquitetura em formato de galáxia, o planetário tem espaço com instrumentos antigos do ensino de astronomia, como maquetes e telescópios, e amostras de rochas, minerais e fósseis que explicam a história natural da Terra. Além disso, oferece cursos e oficinas.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O planetário funciona de quarta a domingo, das 13h às 17h. Geralmente, as sessões de cúpula ocorrem em três momentos: 13h, 15h e 17h, aos sábados, domingos e feriados para o público geral. No período de férias escolares, a unidade abre às sexta-feira (dia reservado para as escolas). Mas se o seu interesse é caminhar pelo planetário e conferir as exposições, pode ir de quarta a domingo, das 13h às 17h.
O acesso é gratuito para o público em geral, mas é preciso retirar ingressos na bilheteria ou pelo site: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/ppc-publico-geral.aspx. Escolas particulares precisam pagar pela visita.
Planetário Ibirapuera
Já ouviu falar no meteorito Santa Luzia? No Planetário Professor Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera, o público pode conferir um pedaço de 22,7 kg do material vindo do espaço e identificado no Brasil na década de 1920. Outra atração é uma luneta do início do século 20, além de documentos produzidos no primeiro planetário do País, como mapas de órbita.
Criado em 1957, o planetário tem sessões semanais de cúpula para diversas faixas etárias, como o “O Show da Luna no Planetário” para crianças de dois a seis anos de idade, e o “Planetas do Universo”, que engloba um público de crianças a adultos. Elas estão disponíveis para o público geral nas sextas-feiras, às 19h; sábados, às 13h, às 15h, às 17h e às 19h; e aos domingos, às 11h, às 13h, às 15h e às 17h. A sala de projeção tem 304 lugares.
No entorno do planetário, o visitante vai ver instrumentos como a Rosa dos Ventos, a Esfera Armilar e o Relógio de Sol. Como está na área externa, não é preciso pagar ingresso.
O planetário oferece uma sessão gratuita ao público, cujo dia varia a cada semana. Para conferir, acesse o site ou o perfil no Instagram. Nos outros dias, as sessões custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Os ingressos estão disponíveis no site ou na bilheteria.
ONDE
Planetário Municipal do Carmo Professor Acácio Riberi
Endereço: rua John Speers, 137 – Itaquera
Quando: 13h, 15h e 17h, aos sábados, domingos e feriados (público geral)
Planetário Professor Aristóteles Orsini
Endereço: av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10 – Ibirapuera, São Paulo
Quando: sextas, às 19h; sábados, às 13h, às 15h, às 17h e às 19h; e aos domingos, às 11h, às 13h, às 15h e às 17h (público geral)