20 abril 2023 em Educação, Segurança

Aplicativo já pode ser acionado por profissionais de ensino em situações de perigo

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira (19) o “Botão de Alerta”, aplicativo já está disponível em 8 mil escolas da rede pública e particular da Capital que prevê atendimento imediato em situações de emergência e perigo. O acesso ao botão será restrito aos profissionais das unidades de ensino.

O aplicativo, que está disponível a partir desta quinta (20), é composto por um botão chamado “AlertaSP”, que após a realização de cadastro, poderá ser acionado para ocorrências de emergência e violência nas instituições de ensino. Em uma segunda etapa, a administração municipal afirma que também irá disponibilizar um botão físico, que começará a ser distribuído em 15 dias.

O APP será disponibilizado para a equipe gestora da escola. Inicialmente, o acionamento pelas unidades de ensino poderá ser realizado por 10 mil profissionais já cadastrados previamente. Na administração direta, foram cadastrados diretores de escolas, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos. Na rede indireta, apenas os diretores e coordenadores poderão solicitar o chamado neste primeiro momento.

Funcionamento
A solicitação do “Botão AlertaSP” deve ser realizada após um cadastro inicial inserido no APP, seja por um login já existente no ou por novo cadastro com o preenchimento de dados pessoais. O profissional da instituição, previamente cadastrado por indicação da SME, poderá acionar o botão sem demora.

Para utilizar o botão, basta solicitar o alerta. Aparecerá uma tela apenas com as escolas cadastradas no CPF do login. É necessário selecionar a escola na lista e confirmar o alerta.

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O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A partir do momento em que o botão for clicado pelo educador, será iniciado um processo automático no sistema chamado Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão (SIGRC), responsável por identificar e tratar o motivo pelo qual o botão foi acionado.

Dessa forma, a solicitação será encaminhada instantaneamente para equipe da GCM responsável por lidar com esses alertas, conhecida como CETEL, na qual receberá uma notificação e um e-mail sobre a situação para tomar as medidas necessárias, como enviar carros de segurança, chamar a Polícia Militar ou solicitar a ajuda de equipes médicas, como o SAMU, se necessário.

O “Alerta SP” funciona tanto em dispositivos Android quanto iOS. A previsão é de que até o final de abril o APP esteja disponível também para todos os professores da rede municipal direta e até o final de maio para todos os professores da rede indireta.

Segundo a Prefeitura, a ferramenta utiliza protocolos e tecnologias de segurança modernas, garantindo mais um ato de proteção a professores e alunos. Para isso, ressalta a gestão municipal, é essencial que os usuários sigam as boas práticas, como criar senhas fortes, não compartilhar as informações de acesso com outras pessoas e manter o aplicativo e o sistema operacional sempre atualizados.

Em um segundo momento, o App irá disponibilizar o protocolo Alerta SP de atuação dos gestores no ato da emergência.