16 julho 2023 em Mobilidade Urbana
Medida da Prefeitura para faixa entre 60 e 64 anos que usa o Bilhete Único passou a valer em fevereiro
Junho registrou uma média nos dias úteis de 309.129 embarques de passageiros entre 60 e 64 anos que utilizaram o Bilhete Único – um crescimento de 61% em relação a fevereiro, segundo a SPTrans. A partir de 1ª de fevereiro deste ano, esse grupo etário pôde utilizar o cartão do BU para acessar o benefício da gratuidade.
Para obter o benefício, o usuário deve levar, sempre no início de cada mês, o cartão do Bilhete Único Comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. A gratuidade para a faixa etária foi estabelecida pela Prefeitura de São Paulo em 14 de dezembro de 2022.
O Bilhete Único permite aos passageiros passar pela catraca e acessar a parte traseira do ônibus, onde há mais assentos. Quem preferir desembarcar pela frente pode apresentar o documento ao motorista, como prevê o Estatuto da Pessoa Idosa.
Quando a recarga é realizada são disponibilizadas cinco cotas de ônibus e, depois, cinco cotas de trilhos. Cada cota disponibilizada tem validade por sete dias a partir da primeira ativação. Passado o período de sete dias, uma nova cota temporal é ativada automaticamente. Não é preciso ir a um posto de atendimento ou fazer o procedimento de recarga novamente.
Para quem for completar 60 anos e tem um Bilhete Único Comum com seu CPF, a gratuidade é liberada em cinco dias, contados a partir da data de aniversário. Não há necessidade de ir a um posto de atendimento. Basta aproximar o cartão duas vezes de um equipamento de recarga. Enquanto aguarda a liberação da gratuidade, para andar nos ônibus na Capital, o passageiro poderá apresentar um documento oficial com foto ao motorista e desembarcar pela porta da frente.
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O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Para pessoas com mais de 65 anos, não houve alteração, ou seja, podem continuar usando o Bilhete Único Especial que já possuem.
Como solicitar o BU Comum Personalizado
Quem ainda não tem o Bilhete Único Comum Personalizado deve solicitar no site . Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente ligando na Central 156 para solicitar o cancelamento. Em 72 horas, o passageiro poderá retirar o cartão nos terminais municipais e recarregar a gratuidade.
Abel Serafim