5 agosto 2023 em Saúde

Unidade, que fica no Tatuapé, zona leste de São Paulo, fez 266 atendimentos neste ano

O Brasil soma mais de um milhão de casos de queimaduras por ano, dos quais cerca de 40 mil requerem hospitalização, de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras. Para lidar com essa demanda, o País conta com 57 unidades de terapia de queimados, sendo uma delas referência no tratamento: o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), instalado no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, no Tatuapé, zona leste de São Paulo.

O CTQ é uma instituição que atende a pacientes com diversos graus de queimaduras, provenientes de diferentes tipos de acidentes. A maior parte dos atendimentos varia entre as queimaduras de primeiro e terceiro graus. Neste ano, já foram assistidos 266 pacientes.

A equipe do centro é composta por profissionais como cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social e nutricionistas.

Para o coordenador do CTQ, André Toshiaki Nishimura, a presença de uma equipe qualificada é essencial para garantir atendimentos mais precisos e de melhor qualidade.

“Dependendo da gravidade da queimadura e do acidente, os pacientes podem necessitar de cuidados intensivos durante o tratamento. A pele com cicatriz perde elasticidade precisando de fisioterapeuta. Já os acidentes graves ou que atingem o rosto precisam de um acompanhamento psicológico.”

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Estrutura

O CTQ possui 20 leitos de enfermaria e mais quatro unidades de cuidados intensivos. Em períodos específicos, o número de internações pode aumentar, principalmente devido a festas que envolvem o uso de fogo, como as comemorações de Ano Novo com fogos de artifício e as festas juninas com fogueiras improvisadas. 

O Hospital do Tatuapé, subordinado à Administração Hospitalar Municipal (AHM), pertence à Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, que abrange uma população de mais de 2 milhões de moradores. Além de atender à população local, o hospital também recebe pacientes encaminhados de outros estados.