19 setembro 2023 em Mobilidade Urbana
50 veículos movidos a bateria foram apresentados pela Prefeitura nesta segunda-feira, 18
São Paulo apresentou nesta segunda-feira (18) 50 novos ônibus elétricos a bateria. Com isso a frota passa a ter 270 veículos sustentáveis em circulação, sendo 201 trólebus e 60 ônibus.
Segundo a Prefeitura, a meta é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia limpa até o fim de 2024. Se o objetivo for cumprido, serão 2.400 veículos desse tipo em circulação.
Dos 50 novos veículos elétricos a bateria adquiridos pelas concessionárias, 25 são da Transwolff, 12 da Transpass, 12 da Ambiental e 1 da Campo Belo. Os modelos irão substituir parte de sua frota de ônibus a diesel.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Os ônibus elétricos terão suas baterias carregadas nas garagens durante a noite e a autonomia permitirá que operem durante todo o período diurno.
Os novos ônibus incluídos são dos modelos Básico e Padron. O Básico tem capacidade para 69 a 70 pessoas, sendo 27 sentados. Já o Padron opera com capacidade para 92 a 93 passageiros, sendo 38 sentados. Ambos possuem área para pessoas com deficiência.
Há ainda um ônibus articulado de 18 metros. Os modelos são fabricados pela Eletra com carroceria Caio e tração elétrica WEG, além de veículos com chassis Mercedes Benz e Scania, fabricados no Brasil.
Cada veículo movido a tração elétrica deixa de emitir anualmente, em média: 0,24 toneladas de NOx (óxidos de nitrogênio); 0,002 toneladas de MP (material particulado); 106 toneladas de CO2 (dióxido de carbono).