3 novembro 2023 em Cultura
Agenda tem atrações do Mês da Consciência Negra, circo, exposição, música e outros destaques em novembro
Circo, exposição, peças, dança, música e outras atividades compõem a diversificada programação de novembro dos equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo. Tem agenda especial para o Mês da Consciência Negra no Centro Cultural São Paulo e outras atrações (veja abaixo). Confira tudo que vai rolar nos Centros Culturais; Casas de Cultura; Teatros e Circuito Municipal de Cultura.
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Exposição Mulher do Circo
Até 18/11
Segunda a sexta das 10h às 18h | Sábado, domingo e feriados das 13h às 18h.
(Fecha terças)
Livre
O CMC apresenta “A Mulher do Circo”, exposição itinerante com fotografias de Robson Regato, que ocupa a Galeria Olido. Com painéis de quase dois metros de altura, a mostra destaca a presença e protagonismo femininos no mundo do circo. Dentre as retratadas está, por exemplo, a mestra Marília de Dirceu, de 90 anos, acrobata e pioneira no globo da morte. Com suas imagens, o fotógrafo Robson Regato busca não apenas capturar a coragem e a ousadia das artistas circenses, mas também explorar a essência do circo e seu impacto na sociedade.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!
Saberes do Circo – Tabuletas com José Carlos de Almeida (Joinha)
Vivência
23/11 – quintas,15h
Livre
O Centro de Memória do Circo recebe o Mestre Joinha para a formação dos Saberes Circo – Tabuletas. Ele compartilhará os princípios básicos de composição e construção de uma tabuleta de circo, falando sobre a feitura e história dessa forma de publicidade do circo, fundamental, em outros tempos, de tal modo que permeia a memória e imaginário do circo brasileiro. O circo-teatro, em especial, utilizou-se muito dessa arte de divulgação, dada as numerosas peças no repertório das companhias.
CENTRO CULTURAL OLIDO
Marcos Munrimbau canta Milton Nascimento
Música
24/11 – sexta, 18h
60 min.
Local: Vitrine
Livre
Marcos Munrimbau, assim como outros artistas contemporâneos, teve na obra de Bituca uma fonte de inspiração para sua formação musical. No caso específico de Munrimbau, ainda foi agraciado por um timbre vocal que traz semelhança com a voz do Mestre, o que em especial neste show amplifica a homenagem a esse grande ícone da nossa MPB.
Elton Frans – homenagem a Raul Seixas
Música
04/11 – sábado, 16h
60 min.
Local: Vitrine
Livre
Elton Frans, cantor, compositor e produtor musical, amigo e ex-empresário de Raul Seixas, canta e conta histórias inéditas vividas com a convivência com o amigo Raul.
CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ
Choro Novo
Música
8/11 – quarta, 19h
60 min.
Local: Palco Éden
Livre
O projeto Choro Novo – Sotaques & Influências é uma celebração da música Choro, onde três músicos de diferentes origens e formações se unem para explorar as riquezas desse gênero. Eles encontram canais de expressão que se estendem além do Choro, abrangendo música erudita e popular, regional e urbana, nacional e internacional. Com Abel Luiz Oliveira da Silva Machado.
Élio Camalle – Samba Violado
Música
03/11 – sexta, 19h
60 min.
Local: Palco Éden
Livre
Élio Camalle nos conta sua impressão da relação do sambista com o samba. Depois de uma vivência de dez anos com o universo do samba na França, Camalle apresenta, ao violão e voz, composições que versam sobre o assunto de forma subjetiva.
TEATRO ALFREDO MESQUITA
Pontos de Vista de Um Palhaço – Circuito Municipal de Cultura
Teatro
08/11 – quarta, 21h
60 min.
Livre
Um palhaço busca ajuda numa sessão de terapia. Esse é o pano de fundo para a adaptação teatral do romance homônimo Pontos de Vista de Um Palhaço, do alemão ganhador do Prêmio Nobel Heinrich Boll. Nesse solo interpretado por Daniel Warren (indicado ao Prêmio Shell – 2017 por esse trabalho) e dirigido por Maristela Chelala, a alteridade existente entre o artista e seu personagem, no caso um palhaço, é explorada com o objetivo de criar reflexão sobre as máscaras sociais.
Macbeth em Cordel ou a Peça do Inominável
Teatro Adulto
09/11 a 26/11 – quinta a domingo; 20h30 quinta a sábado e 19h domingo
120 min.
classificação: 12 anos
Ao lado de Hamlet, Otelo e Rei Lear, Macbeth é uma das mais conhecidas e montadas tragédias de Shakespeare. Antes de retratar exclusivamente as angústias de seu protagonista e de sua esposa, umbilicalmente vinculados nos trágicos desdobramentos de suas vontades, a peça revela as dinâmicas de poder numa sociedade deflagrada em guerra civil e mergulhada na violência.
CASA DE CULTURA RAUL SEIXAS
Mulheres no Reggae
Exposição – Artes visuais
20/11, 14h
60 min.
Livre
A exposição conta com artistas de diferentes vertentes que integram a linguagem do reggae nacional para compartilharem suas vivências com foco na ampliação da cultura reggae, sob o olhar e a produção de mulheres e para mulheres. O projeto pretende exaltar a linguagem Reggae na perspectiva visual feminina, com registros fotográficos e um olhar empoderador para destacar mulheres que atuam nesta cultura, além do Sound System e Rastafari.
CASA DE CULTURA ITAIM PAULISTA
KL Jay
Música
15/11, 19h
60 min.
Livre
Com seus mais de 30 anos de carreira e uma bagagem musical consolidada, KL Jay traz nesta apresentação uma discotecagem que representa o rap nacional.