16 novembro 2023 em Direitos Humanos E Cidadania

Adolescente com passagem pelo novo programa da Prefeitura cria marca própria na área de moda

Lançado em janeiro deste ano, o projeto Meu Trampo é Empreender, da Prefeitura de São Paulo, já certificou 7.699 novos micros e pequenos empreendedores jovens na cidade.

A meta da gestão municipal é capacitar 10 mil jovens que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social com um curso voltado ao estímulo ao empreendedorismo, à autonomia financeira e ao fortalecimento da autoestima.

Moradora do bairro Vila Clara, na zona sul da capital, Agatha Yasmin Cajé de Souza participou do programa em maio. Aos 16 anos, ela quer ser designer de moda e sonhava, há algum tempo, em ter uma marca própria.

“Eu não fazia ideia de como tirar minha ideia do papel. Depois do curso abri minha loja e em dezembro ela vai fazer cinco meses”, conta.

Entre os conhecimentos mais valiosos que aprendeu na formação, ela cita marketing e como estruturar um negócio. “O que foi mais importante para mim foi a parte da precificação, porque eu não entendia nada. Na última semana eu conheci outras pessoas que já tinham lojas, eu era a mais nova e pude aprender com elas”, diz Agatha.

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No início da vida de empreendedora, ela se deparou com o desafio de conciliar a loja on-line com os estudos, mas, aos poucos, encontrou tempo para tudo. Escolheu começar com a revenda de produtos, para conhecer melhor a área. O sonho, agora, é ingressar em uma faculdade para cursar Design de Moda e começar a vender suas criações.

Parceria

A iniciativa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, aplica uma metodologia de 11 etapas desenvolvida pelo instituto. Depois de ser estimulado a pensar no que gosta de fazer e cogitar atividades que possa exercer como empreendedor, o jovem escolhe até três ideias possíveis ideias de negócio.

Apenas uma das três ideias é escolhida para a próxima etapa. Com base nela, o aluno monta o seu plano de negócio e cria uma marca para identificar seu empreendimento.

Então, aprende a realizar pesquisa de mercado, segmentação de público-alvo, divulgação e projeção de vendas, assim como define datas e ações a serem colocadas em prática.

Como participar

Com aulas sobre criação de marca, desenvolvimento do produto, levantamento de custos e conceitos financeiros, a ideia é que os alunos tenham um plano de negócios estruturado ao fim do curso. São cinco encontros, ministrados em equipamentos públicos da cidade e, por 90 dias após o término das aulas, eles contam com o apoio de consultores especializados em negócios.

Cada turma tem 30 vagas e as inscrições são feitas pelo site do projeto. As turmas se formam conforme a demanda e os formandos recebem certificados. Para participar do Meu Trampo é Empreender, inscreva-se aqui.

Ao fim das aulas do Meu Trampo é Empreender, os estudantes contam com o apoio  de consultores especializados em negócios por 90 dias, que os orientam no sentido de colocar em prática os ensinamentos e transformar o novo negócio em uma fonte de renda.

Um diagnóstico realizado neste ano pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego revelou que os jovens de 14 a 24 anos são 5,2 milhões do total de 9,4 desempregados — o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no País.