4 dezembro 2023 em Desenvolvimento Econômico

Programa incentiva startups com soluções em áreas como saneamento, energia limpa e mobilidade urbana

O programa Green Sampa vem impulsionando startups com soluções voltadas para tecnologias verdes e socioambientais. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo oferece suporte financeiro, mentorias e um ambiente de trabalho colaborativo para as empresas participantes desde 2019.

Fazem parte do programa iniciativas divididas em dez categorias: água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; eficiência e clean web; energias limpas e armazenamento energético; indústria limpa e logística reversa; mobilidade urbana e transportes; parques e áreas verdes; qualidade do ar; resíduos sólidos e consumo e produção sustentáveis. Conheça dez empresas aceleradas pela iniciativa municipal:

 

Projeto Flow 

 

O Flow é um dispositivo que permite o reuso de água em vasos sanitários. Ele pode ser instalado sem a necessidade de reforma ou mão de obra especializada. Os idealizadores projetam que cada dispositivo seja capaz de gerar uma economia de cerca de 1.188 litros de água por mês.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

 

Um Bom App

 

Aplicativo focado em soluções para combater o desperdício de alimentos e mitigar a fome. Por ele é possível adquirir alimentos excedentes de estabelecimentos como padarias e restaurantes com até 80% de desconto.

 

Arca Sustentabilidade

 

Trata-se de um sistema que permite às empresas coletar, gerenciar e comunicar informações sobre indicadores de meio ambiente, sustentabilidade e cadeia de suprimentos. Assim, elas gerenciam seu desempenho em informações como consumo de água, consumo de energia, emissões de carbono, consumo de combustíveis e resíduos gerados.

 

Bike Energia

 

O projeto pode ser contratado para eventos e consiste em bicicletas que geram energia elétrica a partir das pedaladas. A ideia é promover uma vivência educativa sobre a geração de energia limpa. A eletricidade produzida pode ser utilizada para diferentes funcionalidades (entre elas a ativação de música, holograma, luzes e de um totem interativo). 

 

Triciclo

 

Da empresa Ambipar, o programa Triciclo tem soluções tecnológicas para a logística reversa de resíduos sólidos. São três tipos de ecopontos digitais, a Retorna Machine (coletora de embalagens pós consumo), a Recicla Pharma (coletora de medicamentos vencidos ou em desuso) e o Deixaki (sistema automatizado drop and go para coleta de recicláveis em grande volume). Vinculados a um programa de benefícios, fidelidade e gamificação, eles dão ao usuário cashback para utilização em créditos no transporte público, descontos em conta de energia, acesso à cultura e outros.

 

Meu Quintal

 

Esta solução de mobilidade urbana conecta produtores de alimentos orgânicos, consumidores e entregadores que utilizam bicicleta de bairros da periferia da cidade. O objetivo é fomentar o consumo e a economia local nas regiões periféricas, evitando que os entregadores se desloquem para o centro da cidade — um percurso que pode chegar a mais de 20 quilômetros por dia.

 

Cidades.co

 

A plataforma auxilia grupos de vizinhança a colocarem projetos em prática de forma coletiva, por meio de parcerias que utilizam uma metodologia colaborativa desenvolvida pela empresa.

 

Meister Safe System

 

Solução de desinfecção do ar de ambientes internos por meio de aparelhos com luz ultravioleta-C. A UV-C previne doenças que são transmitidas pelo ar, como doenças alérgicas respiratórias causadas por fungos, tuberculose, gripes, influenza e covid-19.

 

Regera Mundo

 

Esta startup possui uma plataforma de recompensas, benefícios e promoções por ações sustentáveis e incentiva a compostagem como uma forma de transformar a relação da sociedade com os resíduos orgânicos, combatendo a cultura do desperdício e fomentando a economia circular na prática.

 

Envolve Bioembalagens

 

O produto é um pano de cera reutilizável, que pode ser usado para embalar alimentos e cobrir potes, evitando o uso de embalagens originadas de recursos não renováveis e não recicláveis, como o plástico filme. Pode ir ao freezer e à geladeira, é lavável e compostável, pois pode ser enviado para compostagem após o fim de sua vida útil.