21 julho 2023 em Desenvolvimento Econômico

Programa da Prefeitura de São Paulo acelera startups e promove inovação sustentável

O programa Green Sampa, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, está impulsionando o desenvolvimento de startups com soluções voltadas para tecnologias verdes e socioambientais. Desde sua criação em 2019, a iniciativa oferece suporte financeiro, mentorias especializadas e um ambiente de trabalho colaborativo para as empresas participantes.

Um dos empreendedores que se beneficiou do programa é Marcelo Toledo, de 35 anos, que participou em 2022 com o projeto do aplicativo Bom App, focado em soluções para combater o desperdício de alimentos e mitigar a fome.

Pelo Green Sampa, Toledo teve a oportunidade de participar do Web Summit Portugal, uma das principais conferências de tecnologia da Europa. “O programa nos proporcionou uma vitrine. Tivemos visibilidade no evento, o que nos permitiu fazer contatos”, comenta Toledo.

Durante as sessões de mentoria, Toledo diz ter percebido a necessidade de mudar completamente seu projeto. “Compreendemos que o projeto inicial não seria rentável no curto prazo, pois exigia uma mudança de comportamento do consumidor”, explica.

No Green Sampa, o empresário criou a Ecolog, uma nova empresa que aproveita a tecnologia desenvolvida no projeto inicial para ajudar grandes eventos a reduzir seu impacto ambiental, conectando-os a iniciativas sustentáveis. “Passar pelo Green Sampa confere legitimidade ao empreendedor para buscar recursos para o seu negócio”, ressalta.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Espaço, mentorias e investimento

Nas edições 3 e 4, realizadas em 2021/2022 e 2022/2023, foram selecionadas 30 startups em cada turma por meio de chamamento público. Na quarta edição, duas soluções criadas durante os Hackathons Virada ODS 2022 e Ade Sampa – Cidades Inteligentes conquistaram vagas extras.

Para a próxima edição, prevista para abrir as inscrições em agosto, serão disponibilizadas oportunidades para até 24 iniciativas que desenvolvam soluções sustentáveis.

Ao ingressarem no Hub Green Sampa, as empresas têm acesso a conteúdo de capacitação, incluindo oficinas qualificativas, masterclasses e mentorias especializadas. Além disso, há a oportunidade de estabelecer contatos com o poder público e o setor privado, participar de eventos nacionais e internacionais, e realizar rodadas de negócios com grandes empresas do setor.

Sala do Green Sampa – Crédito: Divulgação/Prefeitura SP

 

Uma das novidades da quinta edição do programa é o aporte financeiro de R$ 42.500 para cada iniciativa selecionada. Esse valor será utilizado conforme as orientações recebidas durante as mentorias.

Localizado na Praça Victor Civita, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, o Hub Green Sampa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), operado pela agência Ade Sampa. O espaço foi reformado e conta com três pavimentos, oferecendo infraestrutura para trabalho, eventos e produção de materiais de áudio.