4 janeiro 2024 em Educação, Mobilidade Urbana

No ano passado, foram feitas mais de 877,9 mil solicitações, segundo a Prefeitura de São Paulo

Os estudantes da cidade de São Paulo já podem solicitar o Bilhete Único (BU) para o ano letivo de 2024. Para pedir um novo bilhete ou revalidar o cartão, a escola deve ser informada para enviar a matrícula do interessado à SPTrans. No ano passado, foram feitas mais de 877,9 mil solicitações, segundo a Prefeitura.

Primeira via

Os alunos que utilizarão o BU pela primeira vez vão receber o cartão em casa ou no endereço de preferência. Basta completar o processo de solicitação e efetuar o pagamento no valor de R$ 30,80, que corresponde a sete tarifas vigentes.

A transação pode ser feita via cartão de crédito, boleto ou PIX. O prazo de envio do BU ao endereço escolhido é de 15 dias. Após o recebimento do BU, é preciso desbloqueá-lo pelo site. Solicite aqui.

Revalidar o cartão atual

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Para aqueles que já possuem o BU de Estudante ativo, emitido a partir de 2020, o aluno poderá optar por revalidá-lo, ou seja, sem a necessidade da emissão de uma nova via. Após completar a solicitação, é preciso efetuar o pagamento no valor de R$ 30,80, que corresponde a sete tarifas vigentes.

A SPTrans informa que para o processo de revalidação, o bilhete deve estar em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis. Além disso, os cartões emitidos em 2019 ou em anos anteriores não poderão ser revalidados. Nesses casos, o aluno deverá solicitar um novo BU.

Modalidades

Há duas modalidades de BU de Estudante: meia-tarifa, com redução de 50% nos custos das passagens, e gratuidade, com a disponibilização de cotas gratuitas de viagens.

Requisitos gerais para obter o BU:

O benefício está disponível para todos os alunos da rede pública municipal, estadual e federal ou da rede privada, de cursos nas modalidades de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante, superior e tecnológico autorizados e reconhecidos pelas autoridades competentes.

Outros pontos necessários para poder solicitar o Bilhete Único de Estudante são:

  • Residir na cidade de São Paulo, na região metropolitana ou nos municípios de Campo Limpo Paulista, Jundiaí ou Várzea Paulista, a mais de 1 km da instituição de ensino, com disponibilidade de transporte coletivo urbano no percurso entre a residência e a instituição de ensino;
  • Estar com a matrícula ativa no estabelecimento de ensino;
  • Não ser beneficiário de gratuidades oferecidas pelo BU Especial (Pessoa Idosa ou Pessoa com Deficiência) ou por programas de transporte gratuito (ex: TEG) e fretamento escolar por meio da Secretaria de Educação.

Requisitos para obter a gratuidade:

  • Ter um BU de Estudante ativo para o ano letivo vigente;
  • Não ter outro benefício de gratuidade nos transportes (Bilhete Único Especial, TEG, etc)
  • Ser aluno do Ensino Fundamental ou Médio da rede pública;
  • Ser aluno do Ensino Superior, da rede privada, beneficiário do Prouni ou FIES;
  • Ser aluno do Ensino Superior, da rede pública ou privada, com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio vigente (é necessário estar inscrito no CadÚnico e possuir o Número de Identificação Social – NIS);
  • Ser bolsista do Programa Bolsa Universidade e por programas governamentais de cotas sociais (é necessário estar inscrito no CadÚnico e possuir o Número de Identificação Social – NIS).

Clique aqui para ver onde solicitar.