4 março 2024 em Saúde

Juntas, as cinco unidades têm capacidade para realizar mensalmente mais de 15 mil consultas médicas

Nos dois primeiros meses de 2024 a Prefeitura de São Paulo entregou uma nova Unidade Básica de Saúde na zona norte e outras quatro, que já integravam a rede de atenção básica, foram remodeladas. Juntas, elas poderão realizar mais de 15 mil consultas mensalmente. O município conta hoje com 471 UBSs.

 

Zona norte

 

UBS Jd. Antártica – Foto: Edson Lopes Jr./Prefeitura SP/Divulgação

 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Com capacidade para mais de 3,3 mil consultas/mês, a UBS Jardim Antártica – a 471ª da cidade – entrou em operação no dia 23/01. Segundo a Prefeitura, ela vai desafogar a UBS Jardim Peri e beneficiará 45 mil pessoas da região com serviços de atenção básica e integral, assistência odontológica e equipe de Estratégia Saúde da Família.

 

Zona oeste

 

Dentre as UBS que mudaram de imóvel, a Prefeitura entregou no dia 22/02 as novas instalações da UBS Vila Anglo, em Perdizes. A antiga unidade ficava na rua Palestra Itália e a mudança para a avenida Sumaré garante mais espaço (de 23 salas para 34) e capacidade de atendimento (de 2.280 para 3.200 por mês).

 

Zona sul

 

Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura SP/Divulgação

 

No dia 16/02 foram entregues as novas instalações da UBS Vila Gumercindo, que funcionava na rua Dom Lúcio de Souza e hoje está na avenida Dr. Ricardo Jafet, ambas no Ipiranga. A unidade tem 38 salas e capacidade para cerca de 4,9 mil consultas mensais. 

 

Zona leste

 

UBS no Itaim Paulista – Foto: Prefeitura SP/Divulgação

 

A região mais populosa da cidade recebeu duas remodelações. A UBS Jardim Keralux está desde 1º de fevereiro em um local quase quatro vezes maior do que a unidade anterior. Mudou de uma casa de 300 m² para um prédio de dois andares e mais de 1.100 m². Também houve aumento de atendimentos e do número de profissionais.

Já as instalações da UBS Atualpa Girão Rabelo, inauguradas no dia 8/02, na rua Aimberê, no Itaim Paulista, duplicaram a capacidade de atendimento para 2,4 mil consultas ao mês. Com a mudança, equipes de Estratégia Saúde da Família também passam de três para seis, aumentando de 10 mil para mais de 21 mil pessoas atendidas dos distritos de Itaim Paulista e Vila Curuçá.