25 março 2024 em Saúde

Na zona sul de São Paulo, Centro de Parto Humanizado atende gratuitamente usuárias do SUS que moram na capital

A Casa Angela é um Centro de Parto que há 15 anos oferece assistência humanizada e gratuita ao parto natural para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), moradoras de São Paulo.

Desde sua fundação, em 2009, mais de 3.500 bebês nasceram na casa de 750 m² construída pela Associação Comunitária Monte Azul para ser um local inspirado no trabalho voluntário desenvolvido na década de 1980 pela parteira alemã Angela Gehrke da Silva na comunidade do Jardim Monte Azul, na zona sul.

“Aqui as mães são preparadas para vivenciar a experiência do parto com autonomia, amor, liberdade e respeito e com o respaldo de uma equipe especializada em atendimento humanizado para que o nascimento ocorra da maneira mais fisiológica possível”, afirma a gerente administrativa da Casa Angela, Amanda Meskauskas. Há exatos dez anos, foi lá onde ela deu à luz a seu primeiro filho, Pedro. Há cinco anos também realizou lá o parto de Artur, seu caçula.

As gestantes interessadas em ter bebê na Casa Angela são recebidas a partir de 28 semanas de gestação, desde que seja uma gravidez de baixo risco e o pré-natal esteja sendo feito em uma das Unidades Básicas de Saúde da capital. Até a 37ª semana as consultas são quinzenais. Depois, passam a ser semanais ou de acordo com a necessidade, até o momento do parto.

Além de consultas e atendimentos individuais, o espaço oferece cursos, palestras e oficinas de apoio à gestação e de preparação para o parto, para a amamentação e para os cuidados com o bebê.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Organização social

A Casa Angela é uma Organização Social (OS) que hoje conta com 65 profissionais, enfermeiras obstetras, obstetrizes e técnicas de enfermagem, pediatra ambulatorial, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, equipe de apoio e administração, voluntários e motoristas de ambulância. Em caso de necessidade, a parturiente é encaminhada para o hospital de preferência da gestante, quando possível, ou para o Hospital Municipal do Campo Limpo (referência da região).

O modelo de assistência humanizada segue recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde e visa diminuir as altas taxas de mortalidade materna e neonatal; o excesso de cesarianas e a violação dos direitos da mulher no parto.

Os recursos financeiros vêm do convênio com o SUS via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), firmado em 2015, e de doações que permitem custear serviços oferecidos gratuitamente, como o acompanhamento no primeiro ano de vida do bebê, ambulatório de aleitamento materno e formação para profissionais e estudantes da área da saúde; sem cobertura de verba pública.

Banheira e som de Pitty

Com menos de duas semanas de vida, Diana voltou três vezes à Casa Angela, onde nasceu, para fazer testes, pesar, consultar e acompanhar a linguinha que estava presa. Em pleno dia do aniversário de 26 anos da mãe, a social media Aline Chalet, o presente era estar tudo bem. “Já conhecia o trabalho da Casa e queria esse acolhimento desde o começo da gravidez. O trabalho de parto foi tranquilo. Chegamos às 9h e ela nasceu às 14h13, dentro da banheira com água quente (que minimiza a dor) e ao som de ‘Serpente’ da Pitty”, diz Aline, ao lado do companheiro Flavio Masselli, 25 anos, que pôde acompanhar o parto da filha.

Primeira consulta

À espera de George, Maria Gabriela da Silva, 24 anos, observa a movimentação enquanto aguardava com o marido Matheus Tomas de Lima, 28 anos, a primeira consulta presencial na Casa Angela, que conheceram em um vídeo no Tik Tok. Eles moram na zona leste e andaram 60 km de São Miguel Paulista até lá. Mas a distância não importava, Gabriela diz que em 2017 foi internada com muita dor e diagnosticada com infecção renal. Dois dias depois, nasceu Laura de parto normal. “Imagina, eu tinha 17 anos, pesava 55 quilos, menstruei os nove meses”, relembra. “Imagina o meu susto, a gente namorava mas estava meio separado, e de repente uma filha”, emenda Matheus. “Estamos encarando esta gravidez como se fosse a primeira e queremos tudo diferente, de forma mais tranquila e natural”, afirma o casal.

 

Serviço

 

Casa Angela – Centro de Parto Humanizado

Rua Mahamed Aguil, 34, Jardim Mirante

Funcionamento 24 horas

Para saber mais acesse o site