15 abril 2024 em Cultura

Programa da Prefeitura oferece formação para jovens de baixa renda da cidade de São Paulo

Focado na formação e capacitação em gestão cultural para a juventude, o Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) ganhou no fim de março uma nova sede, na rua da Consolação.

Na ocasião, foi anunciada a abertura do edital 2025/2026 com 340 vagas para jovens de baixa renda. O processo de inscrição está aberto, exclusivamente pela internet, até 3 de junho, às 17 horas.

Desde 2013, o programa é executado em convênio com mais de 140 equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). São teatros, bibliotecas, casas de cultura, museus, centros culturais, CEUs que recebem os jovens com o objetivo de ensinar e desenvolver suas linguagens. Na edição vigente, 345 jovens de 18 a 29 anos recebem formação semanal nas áreas de cultura e gestão.

Pod Jovem

Dentre eles estão o artista Renato Coffé, 29 anos, e Alexandre One Fé MC, 25 anos, artista, apresentador, videomaker, produtor, administrador de comunidades na web e dono de um selo independente – todas as carreiras ou habilidades, segundo ele, fruto do trabalho como jovem monitor cultural.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Juntos, eles desenvolveram o Cast Pod Jovem , podcast que usa a estrutura do Sampa Cast, outro programa de incentivo da Prefeitura de São Paulo, para apresentar ao público o que o Programa Jovem Monitor oferece. Os episódios da 1ª temporada estão disponíveis no Youtube.

“Queremos conhecer e dar voz a esses monitores, mostrar a bagagem que cada um trouxe e o que aprenderam durante a monitoria”, conta Renato.

“São muitos artistas, mas nem todo mundo precisa ser artista. A oportunidade é para quem se interessa, por exemplo, por administração, comunicação, mas a gente se junta e faz arte”, afirma Alexandre, que quer permanecer por mais uma edição no projeto. A permanência máxima é de duas temporadas.

Além de bolsa-auxílio em dinheiro de R$ 1.300, Bilhete Único (mensal), vale-alimentação e auxílio remoto (R$ 100) para as despesas com telefonia e internet, nesta edição os jovens receberam um kit com camiseta, garrafinha de água, mochila, caderno e um tablet.

Espaço central

Durante a formação, os jovens têm sete dias de imersão para conhecer o programa e os espaços públicos, jornada semanal com seis horas de cursos na sede, às segundas-feiras, e 24 horas de monitoria nos equipamentos culturais de São Paulo.

Sala na sede da Consolação – Foto: Isadora Maldonado/Prefeitura SP/Divulgação

A nova sede do Programa Jovem Monitor Cultura foi projetada para formar os monitores e acomodar as equipes técnicas e pedagógicas do programa que, desde 2022, tem gestão compartilhada entre o município e a Associação Educacional Maria do Carmo (AEMC).

 

SERVIÇO

 

Programa Jovem Monitor Cultural
www.jovemmonitorcultural.com.br
Instagram @pjmc.sp

Nova sede
Rua da Consolação, 881 – 9º andar – Consolação – São Paulo
(11) 3397-0173

Inscrições
Edital disponível para consulta e inscrições abertas até as 17h de 03/06/2024, exclusivamente neste link 

Comunicados, resultados e possíveis alterações deverão ser acompanhadas nesta página