16 maio 2024 em Assistência Social
Sexto equipamento do programa de moradia transitória da Prefeitura de São Paulo oferece 520 vagas
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta semana a sexta Vila Reencontro, a “Jabaquara 1”. A maior unidade do programa conta com 520 vagas para acolhimento de cidadãos em situação de vulnerabilidade.
O programa é focado na conquista da autonomia por parte dos usuários via reinserção no mercado de trabalho e reconstrução dos vínculos sociais e familiares.
É previsto a entrega de módulos de 18 m², equipados com cozinha, banheiro, armário e mobiliário de acordo com a configuração familiar.
Serão distribuídas diariamente às famílias quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A gestão do serviço estará a cargo da Organização da Sociedade Civil Associação Evangélica Beneficente, com repasse mensal de R$ 685,5 mil.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Critérios
Cada família pode permanecer entre 12 e 24 meses nas moradias, período que pode ser estendido de acordo com o acompanhamento da família pela equipe técnica.
As famílias devem participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia.
Os critérios de elegibilidade para acolhimento são as informações do Cadastro Único (CadÚnico), as famílias em que as mulheres são as responsáveis, núcleos familiares que possuam crianças e adolescentes em sua composição e que estejam em situação de rua por um período mais recente (de seis meses a 36 meses). Há ainda outros critérios de priorização, tais como mulheres com histórico de violência doméstica.
Histórico
Com a entrega da unidade no Jabaquara, São Paulo passa a oferecer mais de 1.700 vagas no Programa Reencontro. Em pouco mais de um ano de existência do projeto, mais de 120 pessoas já conseguiram obter a saída qualificada – quando a pessoa em situação de rua conquista a autonomia e sai da rede socioassistencial.
A Vila Reencontro Jabaquara 1 é a segunda a atender à população da zona sul. A primeira foi a Vila Reencontro Santo Amaro, inaugurada em dezembro de 2023, com 68 residências modulares e capacidade para abrigar até 272 pessoas.
Além desses, outros cinco equipamentos do programa já foram instalados na cidade. A primeira unidade da Vila Reencontro, a Cruzeiro do Sul, foi entregue na véspera do Natal de 2022 em um terreno de mais de 30 mil m², no bairro do Canindé, região central da cidade.
Três meses depois, em fevereiro de 2023, a Prefeitura inaugurou a Vila Reencontro Anhangabaú, localizada na Ladeira da Memória, região central da cidade. A Vila tem 49 unidades, sendo nove com uso destinado a funções administrativas, como sala de atendimento, espaço multiuso e brinquedoteca, e 40 unidades dispostas para moradia.
Em outubro de 2023, a Vila Reencontro Pari foi entregue, sendo, até então, a maior unidade do Programa Reencontro antes da abertura da Vila Jabaquara, e com 100 módulos e capacidade para atender até 400 pessoas.
Entregue também em abril deste ano, a Vila Reencontro Guaianases, no extremo leste da capital, possui 64 casas modulares, com capacidade de acolhimento para 256 pessoas.