17 junho 2025 em Inovação E Tecnologia
Nova função permite enviar foto para que o sistema identifique o serviço buscado pelo morador
A Prefeitura de São Paulo começou a testar o uso de inteligência artificial no aplicativo SP156 para facilitar a identificação de serviços públicos.
A partir de agora, o usuário pode tirar uma foto ou selecionar uma imagem da galeria e enviá-la ao sistema. Com base no reconhecimento da imagem, o aplicativo sugere automaticamente o serviço correspondente.
Nesta fase inicial, a ferramenta está habilitada para identificar seis tipos de serviços:
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Tapa-buraco
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Tapa-buraco em faixa exclusiva ou corredor de ônibus
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Reparos em pontes, viadutos e túneis
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Manutenção de ônibus
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Reparo de catraca eletrônica, validador ou terminal de recarga com falha
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Solicitação de limpeza e higienização de ônibus
A expectativa da Prefeitura é ampliar gradualmente o número de serviços identificáveis por imagem, de acordo com a viabilidade técnica da ferramenta.
A iniciativa faz parte da estratégia de modernização dos canais digitais da Prefeitura. O SP156 reúne hoje mais de 700 serviços e é a maior central de atendimento da América Latina, com cerca de 10 milhões de acessos e 2 milhões de solicitações resolvidas por ano. É possível acessar os serviços pelo aplicativo, site, telefone e WhatsApp.
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