30 julho 2025 em Mobilidade Urbana

Veículo será incorporado à frota em outubro e integra lote de 60 novos modelos elétricos

Dois dias após a entrega de mais 120 ônibus elétricos ao sistema municipal de transporte público, a Prefeitura apresentou nesta sexta-feira (25) o primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico da capital, que começará a circular em outubro.

Atualmente, a frota municipal conta com 841 ônibus movidos a energia limpa nos modelos básico e padron, o que representa a maior frota de coletivos não poluentes do país, segundo a plataforma internacional E-Bus Radar.

O superarticulado apresentado faz parte de um lote de 60 unidades do modelo Caio Millennium eBRT, com chassi BYD. O veículo tem entre 21 e 23 metros de comprimento e dois eixos traseiros, sendo um direcional, o que facilita as manobras. O modelo incorpora recursos aprimorados de acessibilidade e segurança em relação ao articulado convencional.

O compromisso com a mobilidade de baixa emissão também se reflete na implantação do primeiro Corredor Verde da cidade, previsto para a Avenida Nove de Julho. O projeto inclui a modernização de 12 estações de embarque e desembarque nas paradas Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas.

As novas Estações Sustentáveis terão tecnologias que integram conforto urbano e responsabilidade ambiental, como geração de energia limpa com certificação internacional (I-REC), brises vegetados com resfriamento evaporativo, pintura cerâmica refletiva, coleta seletiva, sensores climáticos e câmeras ligadas ao programa Smart Sampa. As estações também contarão com painéis digitais com informações climáticas e de itinerários em tempo real. Além disso, cerca de 4.300 m² de canteiros centrais serão revitalizados com paisagismo e plantio de mudas.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!