27 setembro 2025 em Direitos Humanos E Cidadania

Estruturas oferecem alimentação, cobertores e encaminhamento para acolhimento durante noites mais frias

Com a chegada de uma nova frente fria, a Prefeitura de São Paulo reativou, na quarta-feira (24), as dez tendas da Operação Baixas Temperaturas. Instaladas em pontos estratégicos, as estruturas oferecem atendimento à população em situação de vulnerabilidade nas cinco regiões da cidade durante os dias mais frios do ano.

Sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13 °C, a operação é intensificada e as tendas funcionam das 18h à 0h. Nesses locais são distribuídos sopa, pão, chá, chocolate quente e água. Também são feitos encaminhamentos, com transporte gratuito, para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Para quem não aceita o encaminhamento, são entregues cobertores.

Endereços das tendas

  • Região central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
  • Região sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
  • Região norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
  • Região leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor x Av. Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
  • Região oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)

Rede de acolhimento

Com mais de 26 mil vagas em 380 serviços, como centros de acolhida, hotéis sociais e Vilas Reencontro, São Paulo mantém a maior rede socioassistencial da América Latina, segundo a Prefeitura. Durante a Operação Baixas Temperaturas, quatro centros esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também ficam disponíveis para pernoite, banho e refeições.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Busca ativa

As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social realizam busca ativa de dia e à noite, abordando e encaminhando pessoas em situação de rua para os serviços da Prefeitura. A população pode solicitar atendimento pelo telefone 156, gratuito e disponível 24 horas, sem exigência de identificação. É necessário informar endereço aproximado, pontos de referência e características da pessoa.