27 janeiro 2026 em Segurança
Frota recebeu 100 veículos, além da entrega de equipamentos não letais e autorização para contratação de 500 novos agentes
A Prefeitura de São Paulo reforça a segurança urbana com a incorporação de 100 novas viaturas à frota da Guarda Civil Metropolitana, a entrega de armamento não letal e o anúncio da abertura de concurso público para a contratação de 500 novos agentes. A administração municipal também projeta a ampliação do efetivo nos próximos anos, com a meta de alcançar cerca de 10 mil guardas até 2028.
Desde 2021, a frota da Guarda Municipal foi ampliada e atualmente conta com 610 viaturas e 220 motocicletas em operação. Além dos veículos, foram entregues 244 pistolas de condutividade elétrica, que integram o conjunto de equipamentos não letais utilizados pela corporação. Os dispositivos permitem a imobilização temporária de suspeitos, seguindo protocolos de uso progressivo da força.

Foto: Sergio Barzaghi/Divulgação/Secom
Também foi anunciada a abertura de concurso público para 500 novos guardas municipais. O edital foi publicado com inscrições previstas de 29 de janeiro a 3 de março. A seleção será organizada pela Fundação Vunesp.
A GCM também atua integrada ao sistema Smart Sampa, programa de monitoramento urbano que reúne câmeras distribuídas por todas as regiões da cidade e utiliza tecnologia para apoio às ações de segurança. O sistema conta com cerca de 40 mil câmeras e permite o acompanhamento em tempo real e o cruzamento de dados com bases oficiais, auxiliando na identificação de suspeitos e na resposta das equipes de segurança.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!