28 janeiro 2026 em Habitação
Contribuintes da cidade de São Paulo já podem emitir guias e pagar à vista ou parcelado pelo Portal do IPTU
Os moradores da cidade de São Paulo já podem consultar pela internet os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 e realizar o pagamento à vista ou da primeira parcela. A consulta foi aberta no dia 15 de janeiro e deve ser feita exclusivamente pelo Portal do IPTU, canal oficial da Prefeitura.
Neste ano, houve mudanças no envio das notificações. Os contribuintes com valores a pagar receberão apenas a notificação de lançamento, com as opções de pagamento à vista, com 3% de desconto, ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento não receberá boletos das parcelas seguintes pelos Correios e deverá gerar os códigos de pagamento diretamente no Portal do IPTU.
Outra alteração é que os imóveis isentos do IPTU não receberão notificação impressa. Para verificar se há valores a pagar, o contribuinte deve acessar o Portal do IPTU com o número do SQL, cadastro do imóvel. Proprietários também podem consultar pelo sistema DUC, que vincula o imóvel ao CPF.
O envio das notificações impressas começou no dia 16 de janeiro. De acordo com o calendário de vencimentos, os documentos devem ser recebidos até 20 de fevereiro. O vencimento da cota única ou da primeira parcela ocorre em fevereiro, exceto para contribuintes que optaram pelo envio para administradoras, cujo prazo será em março.
Em 2026, o IPTU passa a contar com a opção de pagamento por cartão de crédito, com cobrança de taxa de serviço pela operadora responsável. Não há taxa para as demais formas de pagamento. O imposto também pode ser pago via PIX, além dos canais bancários conveniados, terminais de autoatendimento, internet banking, caixas presenciais e casas lotéricas.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O pagamento por débito automático continua disponível para quem já havia feito a opção em anos anteriores. Novos interessados podem aderir após o pagamento da primeira parcela, com validade a partir da segunda.
A Secretaria Municipal da Fazenda orienta que não envia cobranças ou links de pagamento por e-mail, SMS ou WhatsApp.
O Portal do IPTU reúne serviços como consulta de valores, emissão de guias, segunda via de notificações, informações sobre descontos, isenção, atualização cadastral, calendário de envio e perguntas frequentes. Também é possível acessar atendimento pelo Portal SP156, Subprefeituras e unidades do Descomplica.