A mudança climática é uma realidade global, bem como a possibilidade de problemas sérios no abastecimento de água. Outra vez. É verdade que quase não se fala mais do assunto. Lembra quando, há quatro anos, o volume morto era conversa de elevador, mesa de bar, almoço de domingo e rede social em vários tipos de tela? Pois é. Parece que o problema desapareceu. Não é bem assim.
Continuamos a consumir a mesma quantidade de água de antes da crise de 2014 (300 litros por habitante por dia). Os hábitos não mudaram depois de tudo o que ocorreu. É por isso que não precisa esperar a torneira ficar seca de novo para agir de dentro (de casa) para fora. Nosso comportamento faz diferença e transmite, para as crianças com as quais convivemos, o senso de responsabilidade. Veja a seguir 16 dicas de consumo consciente levantadas pelo Instituto Akatu junto a especialistas, a Agência Nacional das Águas e a Sabesp.
- Conserte vazamentos da torneira. Goteiras podem gastar 16 mil litros de água em um ano.
- Tome banho de 5 minutos (use o despertador).
- Feche a torneira ao escovar os dentes. Se você usar um copo para enxaguar a boca, pode economizar até 11 litros por escovação. Essa quantidade pode encher a máquina de lavar roupa.
- Não use o vaso sanitário como lixo: a cada descarga, até 14 litros de água podem ser desperdiçados.
- Use o mesmo copo para beber água ao longo do dia: cada copo tomado exige outros dois para ser lavado.
- Se você vai fazer uma xícara de chá, aqueça apenas uma xícara de água. Ferva só o que for usar.
- Regue as plantas pela manhã ou ao fim da tarde. Jogar água no solo quente favorece a evaporação e o desperdício.
- Lavagem a seco é ideal para seu carro: são 4 litros de água contra até 500 litros da lavagem convencional.
- Deixe a louça de molho. Encha a pia de água e sabão, depois só enxague a louça.
- Reaproveite a primeira água que cai do chuveiro. Use um balde para captar a água que sai enquanto o chuveiro esquenta. Ela pode servir para lavar a louça e regar plantas
- Só lave roupas com a máquina cheia. Além de economizar água e energia, você poupa trabalho.
- Use vassoura e balde para limpar o quintal. Em apenas 15 minutos de uso da mangueira, são consumidos 279 litros de água.
- Uma piscina de tamanho médio perde até 4 mil litros de água por evaporação em um mês. Cobrindo com uma lona você evita desperdício e não atrai insetos.
- Descubra se seu vaso sanitário tem vazamento. Basta traçar uma linha com caneta marca-texto na parte interna e aguardar dois minutos. Se o risco apagar ou escorrer, você tem vazamento na válvula.
- Use restritor no chuveiro e arejador nas torneiras. Eles diminuem a vazão de água gerando entre 60% e 70% de economia.
- Faça a barba com a torneira fechada e enxágue o rosto com um copo depois de se barbear. Você economiza de 2 a 3 litros de água.
VEJA TAMBÉM
Comments 3