Conheça quatro projetos inspiradores que combatem o desperdício de comida no Brasil.
MESA BRASIL SESC
Criado pelo Sesc, recolhe alimentos que não têm valor comercial e estão próprios para consumo. Esses são levados para complementar as refeições em instituições sociais. Pessoas físicas podem doar: basta entrar em contato e ver se um dos carros de coleta está na rota da residência. Se não estiver, o programa indica uma instituição para que a pessoa leve ao local. Nas unidades do Sesc, há cursos e oficinas voltados para o consumo consciente e saudável dos alimentos.
ONG Banco de Alimentos
É uma associação civil que recolhe alimentos excedentes de produção e de comercialização e leva para onde falta. São beneficiadas mais de 20 mil pessoas de 45 instituições cadastradas. A ONG foi criada pela economista Luciana Quintão há exatos 20 anos e atua também com ações educacionais e preventivas no âmbito do desperdício de alimentos, como oficinas, workshops e palestras.
REVERSE DELIVERY
A ONG Banco de Alimentos criou esse sistema de entrega reversa para incentivar a doação de alimentos não perecíveis. Restaurantes ou outros estabelecimentos com serviço de delivery podem aderir ao programa que funciona da seguinte maneira: ao ligar para pedir uma refeição, a pessoa é informada sobre o projeto e, caso tenha e possa, doa um alimento que é levado pelo entregador. As mochilas que antes iam cheias e voltavam vazias, agora são melhor aproveitadas.
#SEMDESPERDÍCIO
WWF-Brasil, Embrapa e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura se juntaram para ampliar a consciência dos consumidores brasileiros. No site, há dicas para evitar o desperdício em casa, no trabalho e em eventos. Eles também lançaram o desafio #UmaManiaAmenos em que, ao se inscrever, a pessoa recebe durante dez dias informações sobre como evitar o desperdício no dia a dia.
VEJA TAMBÉM
- Alimentação: compre melhor ou faça em casa
- O que fazer com tanto plástico?
- Não jogue água fora
- Xô, desperdício (projetos inspiradores)
Comments 2