Ao todo, 22 pessoas elegeram os lugares que estão em alta neste ano, entre blogueiros, jornalistas, profissionais do mercado e a equipe do ‘Viagem’
11º JORDÂNIA: repleta de belezas naturais, resgata histórias de civilizações milenares, está em uma zona segura e é considerada região de paz. O turismo de aventura e ao ar livre está em expansão. Há cada vez mais segurança e conforto.
12º JALAPÃO: vegetação nativa, cachoeiras, dunas e fervedouros. A 300 km de Palmas, ainda é pouco explorado porque tem acesso difícil. Mas isso só torna o parque estadual mais especial e exclusivo.
13º PORTUGAL: vencedor da votação de 2018, Portugal continua vivíssimo e os preços subiram desde que entrou na moda. Mesmo assim, o país ainda é dos mais baratos e interessantes da Europa. A hotelaria se renovou.
14º RUANDA: depois de anos de guerras e genocídio, Ruanda tem sido procurada para viagens de luxo – e por quem gosta de contato com a natureza. O turismo cresceu, a pobreza extrema caiu, há mais segurança e hotéis cheios de comodidades.
15º CHINA: grande, populosa e nervosa a China é repleta atrativos: riqueza histórica; metrópoles futuristas; campos de arroz; templos milenares. Há boas promoções de passagens aéreas, mas convém esperar uma solução para o coronavirus.
16º UBATUBA: além de lindas praias, abriga comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas e oferece novas experiências culturais e históricas perto da capital. Neste ano, estará mais agitada por causa das competições de surfe.
17º ITÁLIA: berço da civilização ocidental, da arte, da pizza, da pasta, do design e do bom gosto, a Itália sempre foi um clássico, mas os livros de Elena Ferrante a recolocaram em evidência. Agora, o país até avalia medidas para conter o turismo exagerado.
18º HOLANDA: canais, moinhos e tulipas emolduram um país onde tudo funciona. Amsterdã continua fascinante, embora tenha endurecido as regras para turistas. A conexão fácil com o aeroporto faz dela ótima opção para stopover.
19º PERU: terra dos incas, o país se reinventa ao mesmo tempo em que mantém viva uma cultura milenar. Dos principais destinos turísticos na atraente América do Sul, o Peru está na moda, com novos hotéis e restaurantes de qualidade reconhecida e uma forte cena cultural.
20º ALEMANHA: tradicional e moderna, suas atrações históricas, românticas, culturais e originais atraem viajantes de perfil amplo e variado. Em 2020, celebram-se os 250 anos de Beethoven com dias festivos em Bonn. Tem novo voo direto saindo do Brasil.
Com informações de Adriana Moreira, Bruna Toni, Thiago Lasco e Anelise Zanoni. Colaboração: Denise Bonfim