Neste episódio do Expresso na Perifa, o professor de História Robson da Silva Pereira explica conceitos e características da intervenção militar — que é o uso das forças armadas para controlar um território.
Um exemplo de intervenção ocorrida no Brasil é o golpe de 1964, quando, ao depor o presidente eleito João Goulart, os militares instauraram um regime marcado por autoritarismo, violência, repressão, perseguição política e hiperinflação. A ditadura militar acabou há 37 anos, em 14 de março de 1985.
Em entrevista à jornalista Bruna Rocha, Pereira analisa esse e outros tipos de intervenção, a exemplo do que ocorre no cotidiano de favelas e comunidades e impõe consequências importantes na vida dos moradores, como a morte de civis e outras violações de direitos humanos.
Estadão Expresso na Perifa Direção: Lucas Veloso Reportagem e apresentação: Bruna Rocha Locução: Viviane Zandonadi
A intervenção militar é uma carta na manga tanto para democratas convictos quanto para socialistas de araque. NO Brasil desde sempre, as FFA são democráticas e defendem as liberdades e a democracia. a última intervenção se deu em 1964 com o apoio maciço da população. Passados quase 50 anos de Governo Civil (1985) esculhambaram o Brasil de novo, Bolsonaro esta resgatando o País da quebradeira deixada pelo socialismo tupiniquim. As FFA deverão ser chamadas caso ocorra um desastre eleitoral elegendo um ladrão condenado em 03 instâncias. Jamais as FFA irão prestar continência a um meliante. Seria o caos.
minha nossa, quanta abobrinha.
“apoio maciço da população”
“bolsonaro está resgatando o brasil”
cara, procure ajuda. quem sabe tem jeito
O golpe de 64 teve o apoio maciço da população sim, Irene. Procure saber sobre a “Marcha da família com Deus pela liberdade”, ocorrida em 64. Foi a maior manifestação popular do Brasil até as “diretas já”, quase 20 anos depois. Além destes, até hoje só o movimento de impeachment de Dilma reuniu mais gente nas ruas. Setores esquerdistas da imprensa foram contra e eles normalmente se acham donos da verdade, em uma época em que não havia internet. Então ignoram esse fato.
Ricardo, o que aconteceu em 1964 foi um golpe sujo dos militares para quebrar um regime democrático e instaurar um governo autoritário e predador, entre outras coisas, da Amazônia, em nome de um suposto desenvolvimentismo. A ditadura que o atual presidente diz que deveria ter dizimado todos os indígenas.
Agora, especificamente sobre o tal “apoio maciço”. Foi um golpe imundo apoiado por uma PARCELA da população que usa um deus para se apoiar em um moralismo tosco e hipócrita e sustentar os próprios interesses. Uma PARCELA que inclui uma gente bem ignorante, sabe? Inclui também gente que é só ruim mesmo. Não é nem a maioria menos ainda a parte da população preocupada em preservar a democracia e em defender a justiça social.
A propósito, o deus a que recorreram nessa marcha, o deus dessa religião que prega que não usem o nome dele em vão, se existe nas características atribuídas a ele, teria tanto nojo dela quanto eu tenho. Talvez mais.
Você tem alguma pesquisa que ilustre com evidências o tal apoio maciço?
Se você não for negacionista talvez possa querer se informar também e ver uns gráficos que desmontam essa ideia de apoio maciço. Tem um artigo, por exemplo, publicado há um ou dois anos pelo professor Oswaldo E. do Amaral. Ele é diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp. Tem umas tabelas bem legais 🙂
Não sei sua idade mas certamente você não era nascida em 1964.
“A intervenção militar é uma carta na manga tanto para democratas convictos””
De que lugar do mundo etéreo da extrema-direita esse cidadão tirou essa pérola?
Mas estão prestando continências ao Rei da Milícia e das rachadinhas. O pior cego é o q não quer ver
Vix esse cara está em estágio máximo da loucura
Vocês, Mídia Podre, sempre querendo denegrir e tipificar como Ditadura, o que de melhor já aconteceu ao País…tempo de Paz, harmonia, Progresso, Crescimento Econômico e sobretudo, LIBERDADE!!!!!
A MAMATA, acabou o que está incomodando muita gente, inclusive vocês, Imprensa Inútil e Corrompida!!!
PRIMEIRAMENTE BOA TARDE IRENE, O QUE ESTÀ ACONTECENDO È UM CONSERTO DA QUEBRADEIRA DEIXADO POR UM GOVERNO PETISTA QUE DESVIAVA DINHEIRO DO POVO PARA TERRAS ESTRANGEIRAS E PARAISOS FISCAIS, BOLSSONARO ILUMINADO POR DEUS E APOIADO PELO POVO ESTÀ CORRIGINDO TUDO ISSO, VEIJA AS OBRAS FEITAS NESSE GOVERNO E COMPARE COM OS DESESSEIS ANOS DO LULISMO.
Grande erro dos militares foi permanecer tanto tempo no poder, porém, uma coisa é certa, a ditadura acabou, os militares foram se adequando a tudo e seguindo em frente, hoje existe um número de civis que ainda vivem com base em 1964, e tem outra situação que é estarrecedora, existe mais democracia dentro de um quartel do que em algumas universidades.