Se o carro titubear na hora de o motor ligar, o problema pode estar na bateria. Essencial para o bom funcionamento do sistema de partida, ela costuma apresentar falhas quando a temperatura cai.
FRIO
O calor do verão deteriora as baterias. Porém, é no inverno que elas costumam apresentar problemas. Nesse período, são mais exigidas principalmente na hora de dar a partida. A explicação é simples: no frio, o óleo fica mais espesso e requer maior esforço para girar o motor.
SINAIS
Conforme o caso, se a bateria estiver com problema, haverá alteração do funcionamento de equipamentos. Além da dificuldade de ligar o carro, pode haver movimentos desconexos dos ponteiros do painel na hora da partida, oscilação da intensidade das luzes e faróis e até “apagão” do sistema de som sem motivo aparente.
AUTOELÉTRICO
Se o veículo apresentar alguma dessas falhas, procure um autoelétrico de confiança ou, em caso de pane, acione o seguro.
RECARGA
Na oficina ou no atendimento, o especialista vai diagnosticar o nível do defeito. Muitas vezes, uma recarga costuma resolve.
TROCA
Quando a recarga não for possível, a peça será substituída. O manual do proprietário indica o tipo e a marca da bateria utilizada no veículo. Na falta do livreto, dá para conferir a tabela de aplicações nos sites de montadoras e autopeças.
PREÇOS
Uma bateria nova para carros de entrada, como um Chevrolet Onix 1.0, custa perto de R$ 330 em lojas e autoelétricos da capital. Em geral, a mão de obra é grátis – há até empresas no mercado que entregam e fazem a troca da peça sem cobrança adicional.
REVISAR É PRECISO
Outros sistemas também ficam mais suscetíveis a defeitos em dias frios. É o caso do regulador de voltagem, que gerencia a tensão elétrica enviada à bateria, e do alternador, responsável por gerar essa eletricidade.
DICAS PARA FAZER A BATERIA DURAR MAIS
- Ligar o carro com o pé na embreagem, nos carros com câmbio manual, desacopla a transmissão do motor e alivia o sistema de partida.
- Manter o tanquinho auxiliar da partida a frio sempre abastecido com gasolina nova também evita a “rateada” na hora de ligar o motor em dias frios, quando houver só etanol no tanque.
- Quanto mais rapidamente o carro “pegar”, menos trabalho o motor de partida precisará fazer e menos carga da bateria será utilizada.
- Não deixe luzes e rádio ligados ao dar a partida. Isso prolongar a vida útil da bateria.
- Se o motor demora a pegar ou há ruídos no momento da partida, procure ajuda.
- E média, a bateria dura de três a quatro anos.
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