Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais hesitantes do que as mulheres. “O homem brasileiro precisa se tornar consciente da sua saúde e da necessidade de fazer avaliação periódica com seu médico”, alerta Sebastião Westphal, que é presidente da Sociedade Brasileira de Urologia.
Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul. Além de abordar a saúde de forma geral, ela trata do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o de próstata, que fica atrás apenas do de pele não-melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que a incidência atinja neste ano 68.220 casos. Ou seja, a cada hora, sete homens recebem o diagnóstico desse tipo de tumor no Brasil.
A boa notícia é que os homens que fazem exames e descobrem a doença precocemente terão chances de cura muito maiores. “O câncer de próstata é um dos mais curáveis”, diz o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer. “O principal fator para manter altas as taxas de cura é o diagnóstico precoce, com os exames de rastreamento.”
VENCER O MEDO
Um dos grandes desafios dos médicos que cuidam da saúde masculina é enfrentar o medo de seus pacientes. “Felizmente a consulta ao urologista tem sido bastante mais frequente. Mas ainda existe o temor de ter um diagnóstico e esse fator é muito presente no homem brasileiro”, explica Westphal. Ainda que o receio de
ficar doente seja legítimo, é importante lembrar que nem todas as pessoas desenvolvem a doença. Estatisticamente, temos 14% de diagnósticos. É importante identificá-los o quanto antes, para aumentar as chances de cura.”
A melhor forma de lidar com a questão é difundir informações, a exemplo da indicação dos exames de rastreamento, e assim avaliar a saúde antes do surgimento dos sintomas. Homens a partir de 50 anos – ou 45 anos, se houver fatores de risco (pessoas com histórico familiar da doença, negros e obesos mórbidos) – devem fazer os exames de toque retal e PSA. “O PSA é um teste sanguíneo e não substitui o toque retal, porque nós temos casos de PSA normal com toque retal alterado, e a partir daí fazemos biópsia e tratamentos”, explica Maluf.
TRATAMENTO
Nem todo câncer de próstata exige medidas de urgência. “Sabemos que mais ou menos um terço dos pacientes com diagnóstico de doença precoce não precisa de tratamento imediato. O seguimento, chamado vigilância
ativa, é uma das condutas mais recomendadas: através de exames regulares se monitora o câncer”, diz Maluf. Se o tumor não crescer ao longo do tempo, nada precisará ser feito. “Caso o câncer cresça, aí sim os tratamentos,
como cirurgia e radioterapia, serão recomendados.”
- Informações de prevenção, cuidados e tratamentos do câncer de próstata: www.vencerocancer.org.br
- O personagem Dr. Prost tira dúvidas na Sociedade Brasileira de Urologia: sbu-sp.org.br
COMO FAZER A PREVENÇÃO
• Ir ao médico regularmente. Esta é a melhor estratégia para afastar a doença
• Evitar dietas com excesso de gordura e de carboidrato; preferir a alimentação à base de frutas, legumes e vegetais
• Praticar exercício físico e combater a obesidade
VEJA TAMBÉM
Comments 2