Mudar de casa não é fácil. Mas pode ser menos difícil se o morador conseguir se organizar. Além de escolher cuidadosamente a empresa de mudança que vai transportar seus objetos pessoais, existem outras precauções que devem ser tomadas para manter distância de aborrecimentos. Consultamos a organizadora pessoal Maria Stella Nogueira, da Organizabox, para obter algumas dicas sobre o assunto.
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ANTES DE TUDO
Verifique como funciona a mudança no endereço novo. Há lugares que não permitem transporte de caixas aos sábados ou até a entrada de caminhões. Além disso, faça a alteração de endereço das contas de luz, água, telefone, gás, banco etc.. Não esqueça de providenciar uma superlimpeza na casa vazia: é uma oportunidade única.
A Caixa anunciou que vai renegociar dívidas e cortar o juro do crédito imobiliário. A maior taxa cobrada pelo banco, hoje em 11%, cairá para 9,75%
TRÁFEGO
Existe em São Paulo uma restrição à circulação de veículos de grande porte em algumas vias da cidade. Somente as empresas cadastradas junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) podem transitar, respeitando assim os horários estabelecidos. Vale a pena conversar sobre isso com a transportadora. Confira o mapa Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC).
INVENTÁRIO
É de extrema importância ter um inventário de tudo aquilo que você tem e separar os objetos por grupos. Exemplo: os que vão ficar, os que serão doados, os que vão com você no carro. Outra dica é carregar uma lista com todas as medidas dos cômodos, uma planta da casa nova e as medidas dos móveis, assim como a largura das portas e das janelas. É preciso saber ainda a altura do pé direito e ter imagens de tudo, se possível. Se um móvel não couber ou não passar por uma porta, o transtorno é grande.
TRANSPORTADORA
Procure recomendações e referências da empresa com amigos e pessoas conhecidas. A internet também pode ser uma aliada para investigar a reputação. O preço cobrado pelas empresas varia de acordo com o tamanho da mudança. Em São Paulo, o custo médio praticado de segunda a sexta para uma mudança de até 20 metros cúbicos é de R$ 3.500. Aos sábados, o valor pode subir até 15%. O cálculo da cubagem é o recurso padrão utilizado. Nele é considero o volume do objeto em si, multiplicado por um número que é chamado de fator de cubagem. Ele foi estipulado pela Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que rege as normas de logística no País. Normalmente, antes de fazer essa conta, as empresas realizam uma vistoria no imóvel. Só depois vocês assinam o contrato. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Verifique também, por exemplo, se a empresa cobre o seguro de itens danificados. E não deixe de acompanhar ou pedir para alguém de confiança verificar o processo todo de embalagem, encaixotamento e translado. Todas as caixas devem estar nomeadas. Objetos de escritório precisam estar na caixa com a palavra “escritório”, itens do banheiro do casal na caixa “banheiro do casal” e assim por diante. Isso facilita o processo.
DESAPEGO
É interessante aproveitar o desmonte antes da mudança para doar coisas pouco utilizadas e descartar aquelas papeladas inúteis. Mude mais leve.
CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Fazê-los participar do processo pode ser muito exaustivo. Fora que, para tomar conta deles, sua atenção pode ser comprometida. Não se responsabilize por muitas coisas importantes nesse dia. Divida as tarefas. JOIAS Materiais de valor, como documentos e joias, devem ser transportados pelo proprietário. Muitas pessoas acabam não pensando nisso e depois não encontram mais seus objetos pessoais e de forte apego sentimental. Evite aborrecimentos, porque é um dia que tende a ser caótico.
MALA DE MÃO
Já separe uma malinha de mão com itens de primeiríssima necessidade. A dica é deixar anotado dias antes tudo o que vai precisar assim que chegar no imóvel, evitando ter que desembalar muitas caixas só para pegar uma muda de roupas para dormir e outros itens. Preocupe-se em separar copos, pratos e talheres, caso seja preciso comer alguma coisa, além de sabonete, escova de dente e toalha para higiene pessoal.
ORGANIZAÇÃO
Se você seguir todos os passos anteriores, não vai ter dor de cabeça na hora de organizar. Com calma, pode começar a desfazer as caixas. Cozinha, depois banheiro, quartos, sala e demais cômodos. Deixe os objetos de decoração por último. Se for o caso de contratar um profissional, contrate. Normalmente, dependendo do tamanho da pós-mudança, esses funcionários chegam em grupos e põem a casa da pessoa em absoluta ordem no menor tempo possível.