Fazer rabanada é a coisa mais simples do mundo: antes de fritar, o pão é passado no leite e depois no ovo. Mas há alguns segredinhos para ficar dourado e com uma leve crosta na superfície. Aprenda uma receita fácil e obtenha fatias de textura firme e úmida (sem ser encharcadas) e de sabor sutilmente adocicado
Ingredientes
• 3 pães franceses
• 2 xícaras de leite
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 3 gotas de essência de baunilha
• 2 ovos ligeiramente batidos
• 1 tablete de manteiga clarificada
• Açúcar para forrar um prato fundo
Preparo
1. Ponha o leite, o açúcar e a essência de baunilha num prato fundo e misture até o açúcar dissolver.
2. Mergulhe cada fatia de pão nessa mistura por alguns segundos – ele precisa ficar bem molhadinho, até o miolo. Preste atenção no ponto, para não deixar desmanchar. Tire e aperte levemente para escorrer o excesso.
3. Em outro prato fundo, bata ligeiramente os ovos. Passe as fatias de pão umedecidas em leite nos ovos batidos, dos dois lados. Levante do prato com um garfo e espere pingar antes de levar para a frigideira.
4. Ponha uma ou duas colheres de manteiga clarificada (ver como fazer no quadro a seguir) numa frigideira grande, de fundo grosso, aqueça e frite as rabanadas em fogo baixo. Deixe dourar dos dois lados. Escorra sobre uma grade ou papel absorvente.
Manteiga clarificada
Ela tem o ponto de fumaça mais alto que o da manteiga normal, ou seja, demora mais para queimar, o que a torna perfeita para frituras. Para fazer, ponha um tablete inteiro numa panela, aqueça e vá tirando a espuma com uma escumadeira. Desligue o fogo. Ponha uma ou duas colheres de manteiga clarificada numa frigideira grande, de fundo grosso (triplo), aqueça e frite as rabanadas em fogo baixo. Deixe dourar dos dois lados. Escorra sobre uma grade ou papel absorvente e...
5. …espalhe açúcar e canela num prato fundo e passe as rabanadas que já estiverem fritas e escorridas.
Dicas
A) Escolha o pão que preferir, desde que seja amanhecido. Pão fresco encharca, desmancha e não resulta em rabanada de boa textura. Corte o pão em fatias de espessura média.
B) Para obter miolo bem úmido e casquinha dourada, o pão precisa ficar molhado, sem desmanchar.
C) Nos testes que fizemos na Cozinha Paladar, tentamos pular uma etapa e misturamos leite e ovos para mergulhar o pão de uma vez só. Não vale a pena. O método mais trabalhoso dá resultado melhor: a passagem pelo ovo separadamente facilita a formação da crosta.