O que todo mundo tem de ver e fazer, ao menos uma vez na vida, quando estiver em São Paulo? De passeio na Paulista à escalada, conheça as atrações mais votadas
1º PASSEIO DE DOMINGO NA AVENIDA PAULISTA
Na composição do complexo de lazer e cultura que é a Paulista, enfileiram-se endereços cheios de vida: Masp, Casa das Rosas, Parque Trianon, Sesc Paulista, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles e Japan House. E mais. Muito mais. Milhares de visitantes lotam seu asfalto aos domingos, quando os carros são proibidos. Além de parque urbano e corredor de diversidade e cultura, esse símbolo paulistano exibe parte da história em casarões do início do século 20 e no Conjunto Nacional, de 1956, marco da arquitetura moderna.
2º COMPRAS NA 25 DE MARÇO
O comércio da 25 de Março e arredores tem cantinhos escondidos, muitas vezes em prédios antigos, que fazem a alegria dos paulistanos e viajantes a qualquer tempo. A região, no centro da cidade, é sempre muito concorrida – nas datas festivas, os comerciantes apontam para 1 milhão de pessoas circulando nas grandes e pequenas lojas à procura dos mais variados itens.
• As lojas costumam funcionar de segunda a sábado no horário comercial (abertura: entre 7h e 9h; fechamento: entre 17h e 18h). Horários especiais em datas festivas.
3º CONHECER O JARDIM BOTÂNICO
Importante resquício da Mata Atlântica, o parque protege pau-brasil, imbuias e outras espécies em extinção, além das nascentes do Riacho do Ipiranga. Aprecie o paisagismo do Jardim de Lineu e o espelho d’água central, faça um bom piquenique, mergulhe na história da botânica ou simplesmente pense na vida enquanto contempla a beleza e sente a tranquilidade do lugar.
• Funcionamento: de terça a domingo e nos feriados, das 9h às 17h. Preço: R$ 10,00 (público em geral). Informações aqui.
4º VISITA À GALERIA DO ROCK
Nos anos 1990, o Centro Comercial Grandes Galerias, no número 439 da Avenida São João, começou a ser revitalizado. Na época, havia 50 lojas ali. Agora, são 450. Aficionados por rock têm dezenas de lugares à disposição e quem gosta de outros estilos musicais também. E tem mais: materiais esportivos, estúdios de tatuagem e eventos culturais.
• As lojas costumam funcionar das 9h às 19h30 de segunda a sexta. No sábado, das 9h às 18h. Informações aqui.
5º ADMIRAR A VISTA NO MIRANTE DO PICO DO JARAGUÁ
O céu limpo é essencial para admirar a vista de 360 graus. Do alto de 1.135 metros, a visibilidade é de quase 55 quilômetros. Há dois jeitos de chegar aos primeiros degraus da longa escadaria que leva ao topo: de carro, por uma estrada asfaltada, ou caminhando 3,6 quilômetros em uma trilha que começa na Mata Atlântica, passa por campos de altitude e é percorrida em duas horas (ida e volta).
• Funcionamento: das 7h às 17h (todos os dias). (11) 3941-2162. Grátis.
6º FAZER UMA TRILHA NO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA
Das maiores florestas urbanas do mundo, o parque tem 29 quilômetros de trilhas com boa sinalização. De forma autoguiada, o visitante encontra cachoeiras, lagos e mirantes. Um dos caminhos mais procurados é o da Pedra Grande, asfaltado e largo. São nove quilômetros (ida e volta) de belezuras. No topo, outra recompensa: a laje natural a mil metros de altitude.
• Funcionamento: das 8h às 17h (sábado, domingo e feriados). (11) 2203-0115. Preço sob consulta.
7º PASSEIO NO HORTO FLORESTAL
Colado ao Parque Estadual da Cantareira, o horto tem uma posição estratégica na manutenção da chamada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, reconhecida pela Unesco desde 1993. A mata exuberante – e atraente para atividades físicas e relaxamento – abriga espécies nativas como pau-brasil e ipê-amarelo e animais silvestres.
• Funcionamento: das 6h às 18h (todos os dias). Grátis. Informações aqui.
8º PIQUENIQUE NO PARQUE DA ÁGUA BRANCA
É agradável para a criançada brincar (e todo mundo relaxar). Antes ou depois de um bom piquenique, é possível passear atrás de galinhas, olhar as carpas, visitar o pequeno aquário e ver os cavalos da cavalaria da Polícia Militar. E tem mais: alamedas sombreadas, pequeno e retrô parque de diversões, areião de brinquedos e um bucólico espaço de leitura para todas as idades.
• Funcionamento: das 6h às 20h (todos os dias). O horário de cada atração é diferente. Grátis (mas alguns espaços cobram ingresso). (11) 3803-4200. Informações aqui.
9º ESCALADA NA CASA DE PEDRA
Com duas unidades na cidade, a Casa da Pedra entrou na lista dos leitores do Estadão como um dos pontos imperdíveis de lazer em São Paulo. O espaço tem atividades tanto para crianças quanto para adultos, que podem se exercitar independentemente do grau de experiência. A escalada no Top Rope é a mais segura para iniciantes.
• Funcionamento: de segunda a sexta, das 6h às 23h; sábado, domingo, feriados e emendas, das 14h às 20h. Informações aqui.