Basta andar um pouco pela cidade para ver que o colorido já começa a despontar nas ruas, sobretudo nos exuberantes ipês. Só de pensar na primavera, aliás, muita gente fica mais animada
Além da beleza, a primavera amplia a conexão com a natureza, uma necessidade real para 91% dos brasileiros, segundo pesquisa de 2018 feita pelo Ibope Inteligência e a ONG WWF-Brasil. Nesta edição do Estadão Expresso, reunimos ideias e dicas para que os leitores se inspirem a tirar o melhor proveito da energia revigorante da temporada. A tempo: a estação mais florida do ano começa no dia 23 de setembro.
A estação mais florida do ano começa às 4h50 do dia 23 de setembro. É a temporada de flores e plantas mais exuberantes, temperaturas um tanto mais altas e aumento de chuvas
DICAS: JARDIM EM FLOR
• Buquês e arranjos são uma boa solução para ambientes fechados (onde não há incidência de luz solar e vento).
• Nos vasos, buquês montados à mão e presos com barbantes têm visual despojado e natural.
• Nas varandas e nos terraços, a iluminação natural e a ventilação favorecem plantas fixas a vasos, como kalanchoes e orquídeas.
• Ao escolher o recipiente, é preciso saber como é a raiz e como se dá o crescimento da flor.
• Outra dica é colocar uma camada de folhagens no interior do vaso para deixar a flor na posição desejada, em caso de recipientes com uma menor abertura.
• A rotina faz diferença: você gosta e tem tempo para cuidar das plantas? Se não para em casa, leguminosas e suculentas são boa alternativa.
• É importante pensar na drenagem do vaso, que permite o escoamento da água. Brita, cacos de cerâmica, pedrisco ou argila expandida cumprem bem a função. Depois, é só colocar um pedaço de manta de drenagem de poliéster para que a terra não impeça a passagem da água.
Especialistas ouvidos pelo Estado: Marco Aurélio Viterbo, arquiteto; Rogerio Shinagawa, arquiteto paisagista; Gabriela Santos e Souza, especializada em projetos paisagísticos
CANTINHOS VERDES
ESPAÇO
Vai montar seu cantinho verde em espaço fechado ou na varanda e/ou um lugar mais arejado e iluminado? Procure as plantas adequadas para cada situação.
NO TRABALHO
A disponibilidade para cuidar tende a ser restrita. Dê preferência a plantas que não pedem muita atenção, como suculentas e cactos; espécies resistentes e que não precisam de muita luz. Espada-de-são-jorge, ciclanto, cróton e palmeira-leque retêm bastante água e são ótimas escolhas para salas com ar-condicionado, que tira a umidade do ar.
JARDIM VERTICAL
Dá para colocar uma tela para pendurar os vasos ou então prendê-los diretamente na parede. Para que fique bonito, compre as plantas já no tamanho adequado, assim não precisa esperar pelo crescimento. Chifre-de-veado, ripsális, peperomia columeias e barba-de-serpente são indicadas.
HORTINHA CASEIRA
Além de garantir o espaço verde em casa, ela deixa à mão produtos fresquinhos para as refeições. Selecione alguns dos seus temperos favoritos e comece sua horta com cachepôs da sua escolha, uma ótima opção para a decoração.
JARDINS INUSITADOS
Uma ideia para quem não quer nem jardim vertical nem tradicional é abusar da criatividade. As possibilidades incluem deixar as plantas suspensas, distribuir na escada ou colocar dentro de gavetas e em um carrinho de chá. O legal é usar um objeto sem muita utilidade e decorar com as plantinhas. O resultado fica lindo e único.
JARDIM SEM FLOR
No limite, para dar um ar de natureza a ambientes sem luz natural ou ventilação, dá para colocar mais de um quadro com imagens de folhas na parede ou prateleiras.Sempre com plantas diferentes entre si.
Reportagem de Ana Lourenço, especial para o Estado. Fonte: Laura Lopes, arquiteta da Arqsol, especializada em arquitetura bioclimática
LIMPEZA DE PRIMAVERA Uma dica importante para a temporada: desapegue. A chegada da primavera é um bom momento para investir na arrumação e reorganizar a casa. Além de colocar energia nas plantas e em uma boa faxina (no fim das contas, é terapêutico), a ideia é também se livrar do que não tem mais sentido. Existe um termo em inglês para essa atividade: spring cleaning ou limpeza de primavera. Você abre quartinhos, armários e despensas. Esvazia gavetas e dá adeus ao que estiver sem função: objetos, roupas, papéis. Em ambiente arejado, abra espaço para o novo.
ARRANJOS CRIATIVOS