A maior festa da indústria de cinema é no dia 24 de fevereiro. Na contagem regressiva, conheça as principais indicações e faça suas apostas
O Oscar é entregue às principais realizações cinematográficas dos EUA desde 1929. Ele foi transmitido no rádio pela primeira vez em 1930 e na TV em 1953. Todos os grandes prêmios da indústria do entretenimento – Emmy, Grammy e Tony – são inspirados nesse modelo. A cerimônia deste ano, a maior festa da indústria, será no dia 24 de fevereiro, no Dolby Theater, em Hollywood. Para você se atualizar e palpitar na grande noite, listamos as indicações em todas as categorias.
- A lista completa de todos que concorrem ao Oscar 2019
- Na programação dos filmes em cartaz em São Paulo, saiba onde e quando ver os indicados
MELHOR FILME
Pantera Negra
O primeiro filme de super-herói negro é também o primeiro longa de super-herói a ser indicado na principal categoria. A história de T’Challa, protetor de Wakanda, celebra as culturas africanas e reúne o melhor elenco, segundo o prêmio do Sindicato dos Atores. Em plataformas de streaming.
Outras indicações: design de produção, figurino, trilha sonora, canção original, edição de som e mixagem de som
Infiltrado na Klan
Nos anos 70, um policial negro se infiltra na Ku Klux Klan com a ajuda de um colega branco e judeu. O conjunto da obra, que inclui a bela ambientação de época e as doses providenciais de humor e mensagem, faz do filme um libelo contra a segregação racial. Assista nos cinemas e no iTunes.
Outras indicações: diretor, roteiro adaptado, ator coadjuvante, trilha sonora e edição
Bohemian Rhapsody
Este musical fala sobre como o surgimento da banda Queen mudou para sempre o mundo da música. O longa também descreve o processo que fez a glória de Freddie Mercury. Assista nos cinemas e no iTunes (a partir de 7 de fevereiro).
Outras indicações: melhor ator, edição, edição de som e mixagem de som
A Favorita
Na Inglaterra do século 18, a Duquesa de Marlborough exerce sua influência na corte como confidente e amante da Rainha Ana. Ela vê seu posto ameaçado com a chegada de Abigail Masham e as duas disputam o poder. Assista nos cinemas.
Outras indicações: diretor, roteiro, atriz, fotografia, atriz coadjuvante, design de produção, figurino e edição
Green Book: O Guia
Um homem arranja emprego como segurança de um famoso pianista em turnê. A relação começa conflituosa, mas as coisas mudam durante durante a viagem. O longa fala sobre um tema sério (o racismo) com humor e humanismo. Assista nos cinemas.
Outras indicações: roteiro, ator, ator coadjuvante e edição
Roma
Bonito e pessoal drama de memória de infância em um bairro chamado Roma. Nele, o diretor mexicano Alfonso Cuarón trata principalmente das mulheres que o forjaram (e o seu cinema): a babá, a mãe, a avó. Só na Netflix.
Outras indicações: diretor, roteiro, filme estrangeiro, atriz, fotografia, atriz coadjuvante e design de produção, edição de som e mixagem de com
Nasce Uma Estrela
Jovem cantora ascende ao estrelado enquanto seu parceiro, um renomado artista, enfrenta problemas com o álcool. Quarta adaptação de uma mesma história, o drama agora foca no astro decadente. Assista nos cinemas e em plataformas de streaming.
Outras indicações: atriz, ator, roteiro adaptado, fotografia, ator coadjuvante, canção original e mixagem de som
Vice
Christian Bale engordou vinte quilos para interpretar o ex-vice-presidente norte-americano Dick Cheney, retratado como o calculista que induziu Bush a entrar na guerra contra o Iraque. Assista nos cinemas.
Outras indicações: diretor, roteiro, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, cabelo e maquiagem e edição
MAIS TAPETE VERMELHO
MELHOR DIRETOR
- Spike Lee, Infiltrado na Klan
- Pawel Pawlikowski, Guerra Fria
- Yorgos Lanthimos, A Favorita
- Alfonso Cuarón, Roma
- Adam McKay, Vice
MELHOR ATRIZ
- Yalitzia Aparicio, Roma
- Glenn Close, A Esposa
- Olivia Colman, A Favorita
- Lady Gaga, Nasce uma Estrela
- Melissa McCarthy, Poderia Me Perdoar? (estreia em 7/2)
MELHOR ATOR
- Christian Bale, Vice
- Bradley Cooper, Nasce uma Estrela
- Willem Dafoe, No Portal da Eternidade (estreia em 7/2)
- Rami Malek, Bohemian Rhapsody
- Viggo Mortensen, Green Book: O Guia
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Amy Adams, Vice
- Marina de Tavira, Roma
- Regina King, Se a Rua Beale Falasse (estreia em 7/2)
- Emma Stone, A Favorita
- Rachel Weisz, A Favorita
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Mahershala Ali, Green Book: O Guia
- Adam Driver, Infiltrado na Klan
- Sam Elliot, Nasce uma Estrela
- Richard E. Grant, Poderia Me Perdoar? (estreia em 7/2)
- Sam Rockwell, Vice
MELHOR ANIMAÇÃO
- Os Incríveis 2
- Ilha de Cachorros
- Mirai (sem data de estreia no Brasil)
- Wifi Ralph: Quebrando a Internet
- Homem-Aranha: No Aranhaverso
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
- Cafarnaum (Líbano)
- Guerra Fria (Polônia)
- Nunca Deixe de Lembrar (Alemanha)
- Roma (México)
- Assunto de Família (Japão)
CURIOSIDADES
- O tapete vermelho tem 3,7 mil metros quadrados. Na sala de imprensa, são servidos mais de 100 quilos de camarão. A cerimônia é transmitida, ao vivo, para 225 países.
- Pela primeira vez em 30 anos, a festa pode não ter um apresentador (nem apresentadora). O comediante Kevin Hart chegou a ser confirmado, mas se afastou depois de admitir ter feito comentários homofóbicos. Os preparativos seguem sem mestre de cerimônia.
- Domee Shi é a primeira mulher a dirigir um curta de animação na história dos estúdios Pixar. Seu filme, Bao, exibido antes das sessões de Os Incríveis 2, concorre ao Oscar da categoria – é uma fábula: uma mulher chinesa que sofre da síndrome de ninho vazio. Na tentativa de lidar com a perda, ela cria um bolinho (dumpling) como se fosse seu filho.
- Até hoje, só três longas ganharam o big five (filme, diretor, ator, atriz e roteiro): Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (na foto, Clark Gable e Claudette Colbert, 1935); Um Estranho no Ninho, de Milos Forman (1976) e O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme (1992).
Comments 1