Imóveis pequenos têm se popularizado por causa de preços mais acessíveis, pelo crescimento populacional e pela busca por praticidade. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo, em 2017, apartamentos com menos de 45 m² já representavam 43% dos lançamentos na capital paulista. Devido ao espaço reduzido, esses lugares pedem mobiliário simples e funcional. Confira algumas ideias para deixar o ambiente equilibrado.
VEJA TAMBÉM
1. PLANEJE
O primeiro passo para organizar bem o seu imóvel é planejar. Para isso, você deverá saber a área de cada cômodo e definir qual espaço cada móvel ocupará. Após essa etapa, meça as dimensões de cada lugar
disponível. Compre seus móveis de acordo com elas, deixando sempre alguns centímetros livres, por garantia.
2. ENCOMENDE MÓVEIS SOB MEDIDA
Móveis feitos sob medida são ideais para apartamentos pequenos. Eles aproveitam da melhor forma possível o espaço disponível e atribuem ao ambiente uma atmosfera de unidade. Consulte marceneiros ou empresas especializadas, veja se o trabalho é do estilo que você procura, apresente as dimensões desejadas, as situações de uso etc.. e veja quais soluções surgem durante o planejamento.
3. ADQUIRA MÓVEIS MULTIUSO
Uma das soluções mais inteligentes para o mobiliário de espaços pequenos é a utilização de móveis que têm mais de uma função: sofás-camas, racks com estante, camas box com baú… Não faltam opções. Esses móveis economizam espaço e são funcionais.
4. NÃO EXAGERE
De acordo com a Guarda Móveis e Mudanças Copacabana, uma das regras principais para organizar móveis em espaços pequenos é a moderação: “ter muitas peças ocupa todo o espaço e geralmente elas não são necessárias”. Defina as prioridades e abra mão do que não for imprescindível para o dia a dia. More leve.
5. USE CORES CLARAS E ESPELHOS
Paredes e revestimentos de cores claras fazem com que um ambiente pareça maior do que realmente é. Espelhos também têm essa função. Se bem combinados, esses dois recursos podem dar uma maior sensação de amplitude ao seu apartamento.
Comments 3