A 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade e à conveniência, investiu R$40 milhões, em 2023, para desenvolvimento e implantação de ferramentas de proteção durante as corridas para melhorar ainda mais a experiência no aplicativo.
Um desses resultados é a diminuição de ocorrências de segurança em 37% por milhão de corridas, durante as viagens pela plataforma, no período de janeiro a outubro de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses lançamentos também impactaram positivamente na satisfação e segurança dos motoristas parceiros da plataforma. De acordo com o último levantamento realizado pela empresa, 79% dos condutores dizem se sentir mais seguros com a funcionalidade do Selo de Verificação (veja box) de perfil e 72% afirmam que o selo ajuda a aceitar corridas mais rapidamente.
Hoje, são aproximadamente 6,2 milhões de passageiros com a foto cadastrada no aplicativo e 2 a cada 3 corridas da plataforma são realizadas com passageiros com o selo de verificação em três meses de atuação.
Recursos inéditos
Além disso, a empresa implementou funcionalidades inéditas. Essas medidas refletem o processo de ouvir motoristas e motociclistas parceiros para entender quais funcionalidades realmente fazem sentido em suas rotinas, permitindo que esses parceiros tenham acesso a mais informações sobre a corrida e os passageiros.
“Para além do pioneirismo, focamos em fortalecer essa confiança e segurança em nossa plataforma para investir cada vez mais em aprimoramentos e, assim, tornar a experiência com a 99 cada vez melhor e mais segura”, explica Leandro Abecassis, diretor de Produto e Experiência da 99.
Antes, durante e depois das corridas
Atualmente, o aplicativo conta com mais de 50 ferramentas que oferecem proteção aos usuários e, parte delas, são recursos de inteligência artificial que atuam antes, durante e depois das corridas. Dentre os recursos, há 24 que são diretamente utilizáveis e visíveis aos motoristas e passageiros, como o compartilhamento de corridas e botão de ligar para a polícia. Desses, 8 são exclusivos.
A empresa também lançou ferramentas inéditas no segmento, entre eles as câmeras de segurança com lente “olho de peixe”, e o botão 99Mulher, que permite que motoristas mulheres optem por receber chamadas apenas de passageiras.
O que há de mais novo
- Atualização do cartão de aceite no aplicativo de motoristas e motociclista: mostra o número exato de corridas realizadas pelos usuários, comentários sobre passageiros deixados por outros motoristas;
- Foto de rosto dos passageiros, com a possibilidade de aumentá-la para melhor visualização;
- Selo de Verificação, que atribui uma classificação aos passageiros, sendo:
- Selo Essencial, após a inserção do CPF e checagem do nome conforme o documento;
- Selo Premium se, além do documento inserido e o nome checado, a foto de rosto estiver cadastrada. Pessoas com nome social também podem obter o selo, a partir da solicitação junto à Central de Ajuda no app.