Estadão Expresso
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo
No Result
View All Result
Estadão Expresso
No Result
View All Result
Conteúdo sobre as periferias pelo olhar de quem vive nelas
Home Na Perifa A voz é delas

No transporte público, passageiras perdem tempo e ganham estresse

Excesso de passageiros, demora na chegada do transporte, infraestrutura ruim e muitas horas de viagem são as principais queixas

Núbia da Cruz Por Núbia da Cruz
26 de abril de 2022
em A voz é delas, Mobilidade, Na Perifa, Urbanismo
0 0
0
Se as periferias fossem mais bem atendidas por serviços e emprego, os vagões continuariam tão lotados? Foto: Roberto Costa/Código 19/Estadão Conteúdo

Se as periferias fossem mais bem atendidas por serviços e emprego, os vagões continuariam tão lotados? Foto: Roberto Costa/Código 19/Estadão Conteúdo

Share on FacebookShare on Twitter

A cidade é Mauá; o bairro, Jardim Estrela. Todos os dias, a operadora de cobrança Ingrid Siqueira acorda às 4h30 e começa uma viagem que vai dar na Lapa, zona oeste da capital paulista, onde trabalha. Para conseguir chegar às 7h, precisa sair de casa às 5h.

A rotina de Ingrid é parecida com a de muitas moradoras e muitos moradores do grande ABC, região metropolitana de São Paulo que abrange (nas iniciais) as cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano, mas inclui também Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Ao todo são quase 3 milhões de habitantes. Segundo dados da CPTM, na linha 10 — Turquesa, principal acesso da região à capital paulista, embarcaram nas estações, em janeiro de 2022, mais de 2 milhões de pessoas.

Lazer e trabalho —  A estudante de costura Alcácia Souza, moradora do Jardim Inamar, na periferia de Diadema, vai à cidade de São Paulo com frequência. Quando escolhe a opção mais rápida, diz levar 1h30 até o destino favorito, o Parque Ibirapuera. E o transporte demora a chegar. Alcácia afirma, ainda, que a vida profissional de quem vive na periferia tende a ser prejudicada por causa das distâncias e do vaivém complicado. “Muitas vagas já até especificam que tem que morar em ‘certo lugar’, geralmente é zona leste, zona norte [da capital]”, conta.

Ingrid Silva, colega de profissão da operadora de cobrança Ingrid Siqueira, acrescenta: o desgaste nos trajetos é tão grande que ela já chega ao trabalho na Lapa muito cansada. Além disso, a infraestrutura da CPTM é ruim. “Há três meses fiquei presa na via, vim andando de Santo André até Mauá pela linha de trem porque estava alagado”, comenta. “A linha que liga o ABC à capital paulista tem muita incidência de alagamentos, fazendo com que os trens parem de circular.”

Em 2022, pelo menos quatro paralisações foram registradas, restringindo a mobilidade da população da região. Muitos desses problemas poderiam ser minimizados ou resolvidos se a linha 20 — Rosa do Metrô saísse do papel. Ela ligaria a Lapa ao ABC.

Desenvolvimento urbano — Para Cristina Albuquerque, gerente de mobilidade urbana do instituto de pesquisa WRI Brasil, uma integração modal eficiente de todo o sistema de transporte melhoraria a vida de quem está longe do centro. “São diferentes atores, cada um responsável por uma parte dessa rede, o que gera mais desafios para os passageiros, políticas diferentes para cada uma dessas redes, cartão diferente, tarifas diferentes”, diz Cristina.

O papel do sistema de transporte coletivo das cidades é permitir que as pessoas se desloquem e tenham acesso a tudo que precisam — serviços, trabalho e lazer; saúde e educação. Ao mesmo tempo, são importantes as políticas de desenvolvimento urbano regional que criem outros centros e melhoram a qualidade de vida. “Mais centralidades e diferentes áreas das cidades que atraiam as pessoas [e ofereçam] oportunidades de trabalho e lazer diminuem a intensidade de deslocamento para uma área especifica”, afirma Cristina. “As pessoas das regiões metropolitanas teriam emprego, lazer, hospitais e educação perto das suas moradias.”

Tarifa menor para distância maior — A especialista em mobilidade reflete ainda sobre a política de tarifa única. Cristina defende que ela seja repensada priorizando quem vive afastado dos serviços. “Passageiros que moram mais longe, pessoas com menor poder aquisitivo, deveriam pagar a mesma tarifa para viajar distâncias maiores e alcançar o centro da cidade”, sugere.


VEJA TAMBÉM

  • Mobilidade ruim isola quem vive na favela e prejudica o bem-estar
  • Mobilidade ruim dificulta (ainda mais) o acesso ao emprego
  • Transporte público é espaço em que as mulheres mais temem sofrer assédio

 

Tags: Desenvolvimento urbanoMobilidadeMobilidade Urbanamulheres da periferiaUrbanismo
Anterior

Sued Hosaná canta o que é ser travesti

Próxima

Paulista literária: as novas livrarias

Próxima
LIVRARIA NO RESERVA (Reserva Cultural): foi inaugurada discretamente em fevereiro, dentro do Reserva Cultural e no lugar da Blooks, que deixou o espaço na pandemia. Vende livros, filmes e camisetas e aposta em editoras independentes e no público que gosta de cinema. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Paulista literária: as novas livrarias

Recomendados Expresso Na Perifa

Aplicativos se tornam aliados das mulheres em situação de violência 

26 de março de 2024
“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

“O funk é libertador”: Deize Tigrona, uma das maiores funkeiras do país, fala sobre seu novo álbum

22 de março de 2024

E eu não sou uma mulher? 

21 de março de 2024

Conheça Concita Braga, a mulher que comanda o ‘Boi de Nina Rodrigues’

20 de março de 2024

Sobre o Expresso na Perifa

O Expresso na Perifa é um hub de conteúdo multimídia produzido por quem vive e conhece o dia a dia das comunidades e periferias do Brasil. É composto por este site, mídia social e vídeos e faz parte de um projeto da 99, empresa de mobilidade e conveniência, em parceria com o Estadão e coletivos periféricos. Oferece uma leitura leve, rápida e sem complicação para ajudar você a compreender questões importantes da vida, da cidade e do mundo.

Categorias

  • Cultura e Lazer
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Segurança Pública

Tags

#fiqueemcasa 99app Amazônia Amazônia Centro do Mundo App de transporte Bem-estar Cinema Coronavírus Covid-19 Cultura Desigualdade Direitos humanos Economia Educação Educação financeira Embarque no Direito (SP) empreendedorismo Favela em Pauta (RJ) Finanças pessoais governo federal Juca Guimarães (SP) Literatura Livros Meio ambiente Mobilidade Mobilidade Urbana Motoristas de aplicativo mulheres da periferia Na Perifa Indica Nós Mulheres da Periferia Pandemia Passeios PerifaConnection (RJ) Periferia em Foco (PA) Quarentena Racismo Receitas Roteiro cultural Saúde Segurança Sustentabilidade São Paulo Tecnologia transporte por aplicativo Violência policial
  • Sobre
  • Como Anunciar
  • Expediente Expresso
  • Expediente Expresso na Perifa

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Na Perifa
    • Home
    • Ação social
    • A voz é delas
    • Cidadania e Política
    • Ciência e Saúde
    • Colunas
      • Barkus
      • Gerando Falcões
      • Joel Luiz Costa
      • Mulheres da periferia, Nós
    • Crianças
    • Cultura e Lazer
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Esporte
    • Finanças
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Mobilidade
    • Mulheres da Periferia
    • Podcast Expresso na Perifa
    • Segurança Pública
    • Artigos
      • Embarque no Direito
      • Lá da Favelinha
      • PerifaConnection
      • PerifaConnection
  • Expresso São Paulo

©️ 2019-2021 Produzido por Estadão Blue Studio | Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In